RioBotz: A equipe carioca que constrói robôs de competição

Se você andou muito pelas terras do Facebook no ano que passou, provavelmente viu um vídeo onde robôs se enfrentavam numa espécie de UFC robótico. O vídeo que viralizou era de um programa televisivo chamado BattleBots (exibido pela rede de TV americana ABC), mas o que mais me chamou a atenção foi descobrir que o robô vencedor daquela luta era brasileiro. Foi assim que eu conheci a RioBotz.

Formada em 2003 por alunos da graduação da PUC-Rio sob a orientação do professor Marco Antônio Meggiolaro, a RioBotz tem como objetivo, projetar e construir robôs de competição. Atualmente é a equipe brasileira com mais títulos na área, somando mais de cem medalhas em competições nacionais e internacionais.
A equipe formada por alunos dos cursos de engenharia de controle e automação, mecânica e elétrica, projetam os seguintes tipos de robôs: Combate (rádio-controlados que disputam rounds em uma arena blindada onde a vitória é dada por knockout ou pontos), Humanoides (possuem forma semelhante ao corpo humano e executam tarefas específicas, como, subir escadas, jogar futebol, executar golpes de artes marciais e dançar) e Sumô (tem como objetivo, empurrar o robô do adversário para fora do ringue feito de metal).
Psy Volt, Usain Volt, e Spider Volt: Humanoides vencedores de campeonatos mundiais de corrida, dança e também luta (sumô e kung-fu)

Dentre as várias construções da equipe, uma em especial ganhou destaque no ano passado: O Minotauro. Feito especialmente para competir na BattleBots, o “pequeno” de 113 kg fez um grande sucesso na competição e na internet (com o já citado vídeo em que ele luta contra o Blacksmith). 
O robusto Minotauro (Minotaur)
Seu design compacto faz com que ele seja resistente aos ataques, e somado à sua resistência, ele ainda tem como arma um rolo de 30 Kg que gira mais de 10 mil vezes por minuto. Sua performance na competição foi incrível, chegou às finais, porém foi imobilizado pelo Bombshell e garantiu o terceiro lugar. Mesmo não garantindo o primeiro lugar o júri lhe deu o título de “Robô Mais Destruidor”.
RioBotz e o Minotauro na Battlebots
É muito gratificante ver brasileiros tendo notoriedade em um projeto tão legal! Que a RioBotz continue incentivando talentos e nos dando orgulho. E que venha outra Battlebots este ano, estarei aqui na torcida.
Ps¹: Para quem tiver interesse, o Discovery Turbo está transmitindo a Battlebots todas as sextas, às 20:30.
Ps²: Segue o famoso vídeo da luta contra Blacksmith.
Ps³: Conheça mais sobre o trabalho da RioBotz.
Site oficial: www.riobotz.com