Comparamos: Os Novos Vingadores – Motim (Livro e Quadrinho)

Imagina só: Você é um super-herói, que dá um duro danado para combater os vilões que ameaçam o mundo. Você participou de um grupo de “BFF” que acabou há uns seis meses, depois que um deles deu a loka (tipo, “mas a bola é minha e, se não for DO MEU JEITO, a gente não brinca mais”), fazendo com que alguns de seus parças perdessem a vida e o amigo que bancava os rolê, perdesse uns bu$he$, tornando impossível continuar financiando o grupo. Aí, você tá lá de boaça, fazendo seu trabalho quando ocorre uma explosão na prisão onde estão muitos dos vilões que você ajudou a capturar. E agora, que os detentos estão à solta, você vai ter que se juntar à sua galera de antes (quem sobrou, né?) para trancafiar os mesmos vilões.

Esse é mais ou menos o enredo (porque eu não posso dar spoilers, né?!) da graphic novel Os Novos Vingadores – Motim, da Marvel Comics (OH! MINHA NOSSA! Nem imaginava… 😜 ), escrito por Brian Michael Bendis, com ilustração de David Finch, que marca o retorno dos Vingadores, após o episódio com Wanda Maximoff (Feiticeira Escarlate). Além desse quadrinho, foi lançado pela editora Novo Século (Sua linda!) um romance adaptado, de mesmo título, assinado por Alisa Kwitney.

Assim que o livro chegou eu já pensei em fazer um texto comparativo, porque ao ler a contracapa depois de já ter lido a graphic novel, percebi que foram inseridos dois personagens já bem conhecidos por nós: Natasha/Natalia Romanova (Viúva Negra) e Clint Barton (Gavião Arqueiro). Eles se conhecem após ela ter sido descoberta estando infiltrada na S.H.I.E.L.D. Enquanto Natasha seria presa na Balsa, a prisão de segurança máxima para grandes vilões, acontece a explosão que ocasiona a fuga de muitos prisioneiros com grandes poderes, apesar de muitos estarem dopados por remédios que os inibem. A partir daí, Natasha tenta conquistar a confiança (Não só isso, né?!😎) de Clint e ajudá-lo, junto aos demais super-heróis, a capturar os fugitivos.

As únicas e belas ilustrações contidas no livro

Na graphic novel não tinha os protagonistas desse romance que, a propósito foi muito bem escrito pela Alisa, que a meu ver não retirou a essência da história, mesmo inserindo esses dois personagens, já que há uma ligação de Natasha com o ocorrido de certa forma… Foi um enredo muito bem amarradinho pela autora, que ainda pôs a linda Jessica Drew (Mulher-Aranha), sendo colega de trabalho de Clint, demonstrando ter um ciúme dele com Nat.

No momento do ocorrido nos quadrinhos, Jessica Drew estava apresentando as instalações da Balsa a Matthew Murdock (Demolidor), a seu amigo, o advogado Foggy Nelson e a Luke Cage. Durante a fuga dos detentos, o Demolidor prende seu amigo Foggy numa cela com outro detento, a fim de protegê-lo, já que não é provido de super poderes. Curiosamente, esse detento é um personagem que estava esquecido no universo Marvel, talvez por ele ser do tipo “apelão”. Brian Michael pediu permissão ao criador do personagem para inseri-lo na história, que aceitou prontamente. Wolverine também aparece em determinado momento no quadrinho, mas assim como o personagem citado anteriormente (que não disse o nome, pois seria spoiler) não está presente no romance adaptado. Apenas quando fala-se do Projeto Arma X, onde citam Wolverine pelo seu fator de cura. Uma última coisa que Alisa modificou no romance é que Peter Paker (Homem-Aranha) e Mary Jane estão separados, o que difere dos quadrinhos.

Graphic novel: Momento em que os Vingadores se reúnem e
Jessica Drew volta a vestir-se como Mulher-Aranha

Acredito ser muito válido ter a mesma história feita em formas literárias distintas. Achei interessantíssimo ver como a autora Alisa Kwitney retirou e inseriu outros heróis à história, a fim de construir um novo enredo, mais incrementado nas relações entre os heróis, porém sem retirar o foco do núcleo. Ao ler o romance, não nos dá aquela sensação negativa de “pra que fizeram isso?!”, como temos ao assistirmos algumas adaptações cinematográficas, que mexem até na personalidade do herói (nem vou dizer quais…😒).

Fica aí a minha dica pra vocês! Espero que desperte (o tigre) em você a vontade de ler o livro e a HQ e dar a sua opinião aqui nos comentários e trocarmos idéias e opiniões, o que seria ótimo!

Até a próxima! 😉