Jogamos: Zombicide

Hey! Você aí que está esperando o apocalipse zumbi, é, você mesmo que não vê a hora de pegar as suas armas, juntar um grupo de sobreviventes e matar um mortos-vivos. Sabia que você pode testar as suas habilidades em um jogo de tabuleiro? Se você não está habituado aos jogos de tabuleiro moderno, esqueça War, Banco Imobiliário e afins. Hoje nós vamos falar de Zombicide!


Zombicide é um jogo cooperativo, ou seja, são os jogadores contra o tabuleiro. O número de jogadores vai de um a seis, então se você não conseguir reunir a galera, pode jogar sozinho (♫ hello darkness my old friend ).  Mas aí você pergunta:

“Mas como assim jogadores contra o tabuleiro?”

 O jogo tem um sistema de cartas que na base da sorte (ou azar, depende do ponto de vista) determina a entrada de zumbis no tabuleiro a cada turno. Dentre estes zumbis há quatro tipos e eles têm ações específicas: Os lerdos (uma ação), os corredores (duas ações), os balofos (uma ação e só morre com arma de +2 de dano) e a temível abominação (uma ação e só morre com arma de +3 de dano). Então, a entrada dos zumbis + suas ações, faz a “inteligencia artificial” do tabuleiro.

Conforme você mata os zumbis, você sobe de nível e ganha mais habilidades, porém, ao subir de nível o jogo fica mais difícil e entra mais zumbis no tabuleiro. Ah, e esse nível de dificuldade com os zumbis não é individual, ou seja, se apenas um jogador estiver no nível amarelo, a entrada de zumbis vai ser no nível amarelo. Praticamente toda tomada de decisões individuais influencia em todo o jogo e isso gera muita interação entre os jogadores (também gera o jogador alpha, aquele que quer mandar em todo mundo hahaha).

“CIÊNCIA! Na eterna busca por maior produtividade, o homem CORROMPEU plantas e animais para seus próprios FINS. Ao fazer isso, inadvertidamente alteramos a nós mesmos… Agora, MÁQUINAS DA MORTE SEM RUMO vagam pelas RUÍNAS DE NOSSO MUNDO. É hora de apelar para um… ZOMBICIDE!”

Saindo um pouco da mecânica, vamos falar dos componentes do jogo: O tabuleiro do jogo é modular, você pode montá-lo de inúmeras formas, o que aumenta a rejogabilidade. A arte do jogo é sensacional e seus personagens fazem referências a diversas personas da cultura pop. Mas na minha opinião, a cereja do bolo são as miniaturas que enchem os olhos de qualquer um.

Miniaturas dos personagens e zumbis

Amado por uns e odiado por outros boardgamers, Zombicide é uma franquia de jogos (sim, existem outras caixas e expansões que pretendo falar futuramente) que, na minha opinião, é uma excelente porta de entrada para o hobbie. Apesar de eu ter outros jogos mais “elaborados”, ele continua sendo o xodó da minha coleção. Se você procura matança de zumbi no melhor estilo filme-trash, esse é o seu jogo!