Depois de acompanhar a jornada de Jim e seus companheiros por duas partes, enfim terminei de assistir Caçadores de Trolls: Contos de Arcadia! No último mês estive aqui e falei as minhas impressões sobre esse universo criado por Guillermo del Toro, mas agora chegou o momento de falar sobre o “encerramento” dessa aventura. Vem comigo?
Mas antes, mais uma vez, pela glória de Merlin, a sinopse está sob meu comando:
No capítulo final, o destino de trolls e humanos está em jogo. Será que o plano diabólico de Gunmar vai dar certo?
Confesso que é um pouco complicado falar dessa terceira parte sem ser repetitivo, porque a produção segue acertando em pontos que citei em outros textos. Então, vou começar elogiando novamente a maturidade que a série atingiu. Mesmo sendo para o público infantil, a animação tem momentos bastante densos. Apesar dos afagos que o roteiro dá ao espectador, os tapas são bem doloridos.
Outro ponto é que, mais uma vez, essa maturidade é muito bem trabalhada nos personagens. Mesmo com todo mundo ganhando seu devido destaque, é na figura de Jim que o amadurecimento se faz mais evidente. Além das questões da adolescência, o protagonista tem que lidar com uma escolha delicada. Na minha opinião, essa tomada de decisão é o ponto alto dessa parte. Que episódio maravilhoso!
Mas e o antagonista? Bem, Gunmar é um pouco melhor trabalhado nessa parte, mas ainda assim, não parece ser aquela ameaça toda. Mesmo com pouco tempo de tela, quem ganha o título de perigo em pessoa é Morgana. A personagem já coloca medo desde seu “encontro” com a Claire e quando chega para lutar, “meua migo“! Provavelmente o melhor conflito da série.
Sendo repetitivo, porque é impossível não elogiar isso: que animação visualmente linda! Mais uma vez Guillermo del Toro e cia nos presenteiam com uma produção impecável e criativa. Mesmo com muita coisa mantida, a série ainda consegue entregar aspectos bastante interessantes que mesclam tecnologia e magia. Uma escolha certeira, porque como alguns devem saber, mais histórias desse universo virão.
Com um final emocionante (que na verdade é uma abertura), Caçadores de Trolls: Contos de Arcadia é, sem dúvida alguma, uma das maiores animações da atualidade. Dá gosto de ver quando alguém pega a tradicional jornada do herói e dá um passo além. Enfim, ainda há outras séries desse universo incrível para assistir. Quando o fizermos, voltaremos aqui para falar sobre. Até lá, cuidado com as sombras.
Aka Joe. Professor de linguagens místicas na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, profissional de estudos psíquicos na Escola Xavier para Jovens Superdotados, amador na arte de grafar e consorte da Bel. Entusiasta dos bardos, contadores de histórias, sábios, estrategistas, aventureiros, tabernistas e bobos da corte.