Entrevista com Fábio Melo (Fábio Miniaturas)





Joe: Hoje na nossa taberna temos a presença de um artista talentosíssimo na área de modelagem de miniaturas, mas que também se destaca em outras produções. Seu trabalho é bem conhecido nos grupos de boardgames e RPG do Facebook, sem mais enrolações, deixamos que ele se apresente.

Fábio: Olá pessoal, meu nome é Fábio Melo, goiano, sou escultor, desenhista, formado em Produção Publicitária, e adoro coisas do mundo em miniaturas.

Joe: O que te motivou a criar miniaturas?  Você lembra qual foi a primeira miniatura que você fez?

Fábio: Sempre gostei de miniaturas, então acho que a motivação maior foi a infância, onde tive os primeiros contatos com esse material, e não tem como esquecer a primeira miniatura que foi uma nave de Star Wars, feita de sucata de informática.

Joe: Como você percebeu que o seu hobby poderia ser a sua profissão?


Fábio: Quando você começa a postar suas fotos de trabalhos e sente a reação positiva das pessoas, isso anima você a fazer mais, e quando alguém quer comprar, aí sim o motivo em fazer e aprimorar se torna algo real e muito positivo em fazer, foi assim, recebendo as primeiras encomendas que vi a possibilidade de trabalhar nesse ramo.

Joe: Você tem algum material e escala de preferência ao trabalhar em suas criações?


Fábio: Trabalho muito na escala para jogos de RPG, as famosas miniaturas de personagens em tamanhos de 28mm a 32mm, alguns ainda menores que isso, depende do personagem, mas faço maiores por encomenda, e agora em 2017 estou com metas de peças maiores.

Processo de criação

Joe: Quais são as suas principais fontes de inspiração?


Fábio: Personagens de desenhos ou de jogos de vídeo games, gosto de fazer peças ou personagens que ainda não estão na net, ou que não se encontra tão fácil em sites de miniaturas.

Joe: Qual é o seu principal público alvo? Além deste, você trabalha ou pensa em trabalhar com outros?

Fábio: Eu trabalho em vários tipos de criações, seja ao público nerd, geek, e também crio miniaturas mais realistas, estas são para um alvo mais de galerias e exposições, mas meu público alvo é sempre aquele que tem uma mente aberta à criatividade e coisas novas, a arte ou suas formas de se revelar nos mostra sempre trabalhos legais de vários sentidos.

Joe: Como você seleciona o que vai para o seu catálogo fixo?

Fábio: Para fazer um trabalho novo, geralmente pesquiso antes e estou sempre atento a comentários em grupos de RPG, de desenhos, séries, e claro ao que está acontecendo no momento, o que é notícia hoje, amanhã, um filme legal, isso tudo acaba dando um rumo as criações. Porém, isso não é uma coisa fixa, eu crio e faço peças de desenhos dos anos 80 também, um exemplo é a coleção que fiz da Caverna do Dragão, então quando se é legal e tem um número grande de fãs desse material, é sempre bem vindo em minhas criações.

Miniaturas do desenho Caverna do Dragão

Joe: Além de miniaturas você também produz placas decorativas e dioramas. O processo criativo destes segue da mesma forma que as miniaturas ou possui algo diferente?

Fábio: Sim, o processo é o mesmo, é ficar atento ao seu redor, e aos lançamentos de tudo que se passa na tv, cinema, ficção, enfim, é um vasto campo de possibilidades a serem criadas.

Placa decorativa da série The Walking Dead

Diorama: Homem-Aranha X Homem-Areia

Joe: Recentemente você lançou o jogo de tabuleiro Gasolina de Sangue e agora está trabalhando no Aventura Pixel. Como você decidiu entrar no mercado de boardgames?


Fábio: O mundo de boardgames está crescendo a cada dia, e criações nacionais, estão a todo dia nos presenteando com superideias nesse campo de jogos de tabuleiro, e isso é o que eu falei acima, estar atento ao mercado que você pode atuar, com o conhecimento que você tem, aliar a criação de minhas miniaturas, a regras e arte definidas por mim, se torna algo perfeito, casando a criação e ao mesmo tempo, uma nova etapa de criar e mostrar um novo produto aos seus clientes e a novas pessoas que venham a gostar do meu trabalho. O mercado está aí e aberto a quem criar e fizer um jogo que agrade as pessoas, seja de forma com cartas, dados, miniaturas, um super tabuleiro, o Brasil mostra que os projetos indies são cada vez mais abertos e de ótima qualidade.

Boardgame: Gasolina de Sangue

Boardgame: Aventura Pixel

Joe: O lado fantástico de um artista é que, geralmente, ele não possui amarras no processo criativo, você por exemplo, trabalha com diversas criações (miniaturas, dioramas, placas decorativas, jogos, etc). Existe algo que você nunca fez, mas sente muita vontade de fazer?

Fábio: Claro que existe, estou sempre aberto a novas possibilidades, porém dentro de uma meta estabelecida, não se pode só viver criando e criando sem rumo, pois podemos perder o foco e claro a parte comercial, mas existe sim trabalhos que eu quero fazer mais à frente, como peças maiores que 50cm, ou dioramas de uma mesa inteira, mas isso será uma outra etapa mais à frente.

Joe: Fábio, antes de terminar quero deixar o meu muito obrigado pela entrevista e dizer que sou um grande admirador do seu trabalho. Caso alguém queira conhecer mais do seu trabalho e comprar as suas criações, quais são as formas de contato e os links que eles devem acessar?

Fábio: Eu que agradeço sempre a qualquer forma de ajuda, e divulgação do meu trabalho, e de outros tantos artistas que temos no Brasil, isso só ajuda essa classe que nem sempre é valorizada aqui nas terras nacionais.

Meu contato: fabioartista@gmail.com
Site do jogo: www.gasolinadesangue.com.br
Fanpage miniaturas: Fabio Miniaturas
Site de vendas:  www.fabiominiaturas.webnode.com