Lista: Dez personagens trans do universo nerd

Aconteceu nessa semana, o dia da Nacional da Visibilidade Trans. Essa data foi escolhida, porque em 29 de janeiro de 2004, o Ministério da Saúde lançou a primeira campanha brasileira contra a transfobia.

Como nós do Torrada respeitamos todas as diferenças e acreditamos que a representatividade é muito importante, hoje vamos listar dez personagens trans do universo nerd.

Vambora!


10 – Coagula (DC Comics)


Estreando em Doom Patrol vol. 2, Coagula (Kate Godwin) é uma das primeiras personagens transgêneros em quadrinhos e continua sendo uma das pouquíssimas super-heroínas trans. Ela é uma ex-prostituta que ganhou seus poderes depois de dormir com Rebis, um ser radioativo. Após a experiência, ela se viu capaz de solidificar líquidos e dissolver sólidos com apenas um toque.

09 – Koi Boi (Marvel Comics)

Koi Boi (Ken Shiga) teve sua primeira aparição em Unbeatable Squirrel Girl # 2. Ele é um estudante de ciência da computação na Empire State University e secretamente usa seus poderes marinhos e aquáticos para combater o crime ao lado da Garota Esquilo. Embora nunca tenha sido explicitamente indicado nos quadrinhos, mais tarde foi confirmado pela co-criadora de Koi Boi, Erica Henderson, que ele é realmente transgênero.




08 – Arachne (Hakusensha)


Personagem do anime/mangá Angel Sanctuary, Arachne é uma demônia que se refere a si mesma como “um dos erros de Deus”, pois ela é uma mulher presa em um corpo de homem. Ela é irmã de Kurai e inicialmente dita a herdeira do trono. Vale lembrar que ela já esteve na lista dos “Dez personagens brasileiros em animes” aqui no Torrada.

07 – Lord Fanny (Vertigo)


Lord Fanny (Hilde Morales) estreou em The Invisibles #2. Quando ainda era um menino foi criado como menina por sua avó, pois esta precisava dar continuidade à linhagem de bruxas na família. Seguindo os ensinamentos da avó, ela adota a deusa da obscenidade como guia, tornando-se uma prostituta, com o nome Lord Fanny. Sua vida muda, após ser estuprada e, por consequência disso, quase cometer suicídio, o que acabou despertando seus poderes mágicos. Lembrando também que ela já apareceu aqui no Torrada quando listamos os “Dez super-heróis brasileiros“.

06 – Sera (Marvel Comics)


Sera era uma das Ancorites, os raros anjos machos de Heven, desprovidos de asas, que eram mantidos no interior de um templo pelos Hierofantes para rezar pelos anjos mortos, os quais não tinham almas. Foi resgata por Angela após ajudar a mesma a derrotar um monstro que atacou o templo. Sua primeira aparição foi em Angela: Asgard Assassin #1.

05 – Miyuki (Shueisha)


Miyuki é a primeira dos três demônios da organização fantasma do anime/mangá YuYu Hakusho. Ela é capaz de usar os fios de seus cabelos como um chicote. Sua primeira aparição é em uma cena um tanto desrespeitosa, com direito ao protagonista tocando-a para constatar se ela era mulher ou não.

04 – Alysia Yeoh (DC comics)


Conhecida por ser o primeiro grande personagem transgênero escrito em um contexto contemporâneo em um quadrinho convencional, Alysia Yeoh é a melhor amiga de Barbara Gordon (Batgirl). A descente de cingapurianos também trabalhou como bartender. Sua primeira aparição foi em Batgirl Vol 4 #1.

03 – Flea (Square)


Flea é uma formidável oponente e portadora de magia. Aliada de Ozzie e Slash, é conhecida por ter um senso de humor provocativo. Sua primeira aparição foi no jogo Chrono Trigger, onde ela diz a seguinte frase: “Homem ou mulher, é tudo igual. Poder é beleza, e eu sou deliciosamente forte! (man or woman, it’s all the same. Power is beauty, and I’m deliciously strong!)”.

02 – Poison (Capcom)


Poison certamente é a personagem trans mais conhecida. Ela é uma órfã de Los Angeles que gosta de lutar e usa isso como um meio para se manter em forma. Fez sua primeira aparição em Final Fight, onde no manual da versão japonesa dizia que ela era um homem. Na época, a Nintendo dos EUA não achou apropriado os jogadores baterem em um homem que se vestia de mulher, por isso modificou o sprite para um punk de cabelo verde. Já a SEGA americana não se importou muito com isso e deixou assim mesmo.

01 – Birdo (Nintendo)

Fechando a lista, mais uma personagem que o manual do jogo revelava sua verdadeira identidade de gênero. Birdo fez sua primeira aparição em Super Mario Bros. 2, onde o manual trazia a seguinte descrição para ela: “Ele acha que é uma menina e ele cospe ovos de sua boca. Ele preferia ser chamado de “birdetta” (he thinks he is a girl and he spits eggs from his mouth. He’d rather be called ‘birdetta’)”.

Pois bem, galera! Finalizamos aqui a nossa lista de personagens trans do universo nerd. E você, conhece outros? Conta pra gente aqui nos comentários!