Um novo filme do Homem-Aranha se aproxima e eu acabo de ler uma HQ que me recorda um dos primeiros filmes do Garoto-Aracnídeo, se eu não me engano, o terceiro filme. A aparição de um dos vilões mais emblemáticos na tela grande não foi muito do meu agrado… O Venom das telonas foi diferente do que eu vi nos desenhos da TV. Eu não sabia explicar (até porque lembrava pouco da animação), mas que dava pra diferenciar dava. Depois de ler a HQ, pude perceber e relembrar coisas que me incomodavam e ela me fez lembrar mais a animação de que o filme. Ou melhor, me fez lembrar negativamente do filme. Mas vamos falar do quadrinho.
Em O Espetacular Homem-Aranha – O Nascimento de Venom o Cabeça de Teia retorna ao nosso planeta, juntamente com o Doutor Curt Connors (o Lagarto), após uma missão com os Vingadores em outra galáxia, indicando que seja Guerras Secretas (que ainda não li). Porém, ele retorna com uma nova roupagem… Literalmente. Aranha ganhou um novo uniforme: todo preto, apenas com os desenhos de uma aranha branca, nas costas e no peito, que se acomoda perfeitamente no corpo de Peter Parker e mais… Atende aos seus comandos cerebrais, ou seja, Peter pensa, a roupa obedece. Finalmente, quando fez uma visita ao cientista líder do Quarteto Fantástico, Reed Richards, visita esta combinada antes do retorno ao planeta Terra, que foi muito adiada e que só aconteceu após acontecimentos estranhos quanto ao uniforme, Peter descobriu, com os estudos de Reed, que estava vestindo um alienígena! O simbionte é retirado do corpo de Peter, mas logo caça seu novo hospedeiro, que logo é escolhido: Eddie Brock.
Eddie Brock é um ex- (e fracassado) repórter que tinha uma carreira de sucesso com sua coluna publicada no Jornal O Globo Diário e que culpa o Homem-Aranha de seu atual fracasso. O motivo? Bem, isso vocês irão descobrir depois de lerem o quadrinho, porque aqui não tem spoiler não, viu?! Com todo esse ódio de Eddie devotado ao Homem-Aranha, o simbionte vê no repórter fracassado, razões para conectar-se, física e mentalmente, sobreviver e, não sei se é certo dizer, mas divertir-se com esse novo hospedeiro, dando origem ao Venom.
Analisando [🎵essa cadeia hereditária… quero me livrar dessa situação precária…🎶] (Pronto! Entreguei a idade…) os efeitos e a motivação do hospedeiro no corpo de Peter e de Eddie no quadrinho são bem destoantes e bem mais legais do que eu tinha visto no filme. Desculpem, mas as comparações são evidentes (apesar de não ser um artigo comparativo), mas não vou me aprofundar e falarei, rapidamente, apenas do que mais me surpreendeu. Nos quadrinhos, vemos um Aranha ainda confuso com os eventos de Guerra Secreta, mas consciente de que o novo uniforme, apesar de ser bem bonito e interessante, está o transformando negativamente, fazendo com que Peter tome a decisão de retirá-lo a tempo. Isso não acontece no filme, onde vemos um Homem-Aranha que se “gaba”, se acha o f%*ão e humilha os que estão a sua volta. Com o Eddie Brock da HQ achei a motivação muito mais madura, digamos assim e não aquela crianciçe de “o Peter entregou a montagem nas fotos que fiz, incriminado o Homem-Aranha pra conseguir um emprego”. A motivação? Só lendo o quadrinho cara, aqui nóix não fornece spoiler, tá ligado?!
O Espetacular Homem-Aranha – O Nascimento de Venom é uma leitura que recomendo e muito! Na coleção da Salvat, que foi onde eu li, a graphic novel reúne edições em que é possível ver o “crescimento” do simbionte e, principalmente, de Peter e as mudanças que ocorrem na vida dele. Acho muito interessante também a evolução de suas relações, principalmente com Mary Jane e tia May. Uma leitura com uma ótima sequência e bem divertida, é claro! E tem como não se divertir com o Teioso?!
“Eu sou Groot” e professora. Adoro assistir filmes e séries; ler livros e HQs e “eu QUERIA fazer isso o dia todo”. Espero ter “vida longa e próspera”…