Dossiê: Homem-Aranha

Amanhã é o grande dia! Enfim, veremos o Cabeça de Teia de volta ao lar! Estão animados? Eu confesso que estou bastante, porque eu sempre gostei das adaptações do Aranha para as diversas mídias! Enfim, sem mais enrolações: aproveitando o lançamento do filme, hoje vou fazer um breve dossiê do personagem.

Criação

O Homem-Aranha foi criado em 1962 por Stan Lee a partir de uma ideia de um herói adolescente que protagonizasse uma história. Inicialmente a aprovação do foi negada por Martin Goodman (editor da Marvel), mas posteriormente Stan Lee conseguiu convencê-lo para que a estreia do personagem acontecesse em Amazing Fantasy #15. Mas isso só aconteceu, porque a revista seria cancelada após aquela edição. Após a aprovação, Lee se reuniu com Jack Kirby e Steve Ditko para a criação visual do personagem. Com as ideias concluídas e história publicada, o personagem foi um grande sucesso comercial e logo ganhou sua própria revista.

Só uma observação: essa versão da história é contada por Lee. Kirby declarou que a ideia inicial foi dele e de Joe Simon, mas vamos deixar essas tretas pra lá, porque aqui o texto tem que ser breve…

Biografia do Personagem

Peter Parker nasceu no Queen e seus pais (Richard e Mary Parker) eram dois agentes da CIA. Quando ainda era um bebê, seus pais saíram em missão para se infiltrarem na base do Caveira Vermelha, mas acabaram sendo descobertos e assassinados em um “acidente” de avião (e ainda saíram como traidores). Com a morte de seus pais, Peter foi criado por seus tios (Ben e May Parker) e nos nove anos seguintes se tornou um excelente aluno em ciências (o que não o fez ser um cara muito popular na escola).

Quando tinha quinze anos, Peter foi a uma exibição patrocinada pela Corporação Techtronics onde o tema era a manipulação segura de resíduos radioativos. Durante o evento ele acabou sendo picado na mão por uma aranha que havia sido irradiada por um acelerador de partículas usado na apresentação. No caminho para casa, Peter quase foi atropelado, mas ele conseguiu pular por cima do carro e logo se deu conta que tinha adquirido agilidade, força e até a capacidade de se agarrar nas paredes.

Peter resolve testar seus novos poderes em uma luta com prêmio em dinheiro e vence seu oponente com muita facilidade. Um produtor que assistia o combate convence Peter a ir à televisão. Peter cria seu traje, seu lança-teia, seu codinome e se torna muito famoso.

Depois da sua primeira aparição na TV ele deixa um ladrão escapar, pois isso não era sua responsabilidade, entretanto, ele descobre depois que o mesmo ladrão matou o seu tio Ben. Com um grande peso na consciência, ele chega à conclusão de que quando se tem poderes, deve-se usá-los de forma responsável e é assim que ele se torna um super-herói.

Poderes e Habilidades

Poderes: Fisiologia de Aranha (escalar paredes, força sobre-humana, velocidade sobre-humana, vigor sobre-humano, resistência sobre-humana, agilidade sobre-humana, fator de cura regenerativo, imunidade a contaminações, equilíbrio sobre-humano, reflexos sobre-humanos e sentido aranha).

Habilidades: Inteligência de nível gênio, exímio inventor/engenheiro, mestre em ciências, fotógrafo habilidoso, mestre acrobata, mestre em combate corpo-a-corpo e excelente empresário.

Equipamentos e Uniformes

Equipamentos: Lançadores de teia, cinto de utilidades, localizadores-aranha e sinal-aranha.

Alguns Uniformes: Armadura-Aranha (MK II, III e IV), Uniforme Negro, Aranha de Ferro e Fundação Futuro.

Aliados

O Teioso já fez parcerias com inúmeros heróis/equipes do universo Marvel, sendo algumas delas: Vingadores, X-Men, Fundação Futuro, Heróis de Aluguel, Quarteto Fantástico, Gata Negra, Teia de Seda, Mulher-Aranha, Demolidor e até mesmo com Venom (Eddie Brock).

Vilões

Pensa num cara com muitos inimigos… Então… O Homem-Aranha coleciona vários, sendo os mais notáveis: Camaleão, Abutre, Doutor Octopus, Homem-Areia, Lagarto, Electro, Mystério, Duende Verde, Kraven, Escorpião, Rino, Shocker, Rei do Crime, Morbius, Chacal, Duende Macabro, Venom e Carnificina.

Adaptações

O grande sucesso comercial do personagem rendeu adaptações de todos os tipos: séries, jogos, desenhos animados, filmes e etc. Vamos falar um pouco (só um pouquinho mesmo) sobre algumas.

Animações: A primeira série animada do Cabeça de Teia foi “Spider-Man” (1967-1970), a animação possui a famosa música “Spider-Man, Spider-Man, does whatever a spider can” (que teve uma versão feita pelo The Ramones) e também é conhecidíssima por ser fonte de vários memes do Aranha. Em 1981, mais duas séries animadas foram produzidas pelos estúdios da Marvel: “Spider-Man” (com 26 episódios), e a mais popular “Spider-Man and His Amazing Friends” (24 episódios), na qual o herói contava com a ajuda do Homem de Gelo e da Estrela-de-Fogo. No ano de 1994 surgiu a série do meu coração: “Spider-Man: The Animated Series” (1994-1998), muito conhecida pelos espectadores da Fox Kids da época e rendeu 65 episódios sensacionais!

Em 1999 teve “Spider-Man Unlimited“, uma série de 13
episódios parcialmente inspirada em Homem-Aranha 2099. Depois do sucesso do filme de 2002, foi lançada a série “Spider-Man: The New Animated Series” (2003), uma continuidade baseada no longa. Já em 2008 conhecemos “The Spectacular Spider-Man“, a série que trazia um Peter adolescente com um tom mais “cartoonesco” em relação às produções
anteriores. Por fim, em 2012 foi lançada para o Disney XD a série “Ultimate Spider-Man“, que assim como a sua antecessora apresenta um Homem-Aranha jovem e histórias com um tom mais cômico.
Séries: Não tivemos só séries animadas, o amigo da vizinhança também teve séries live-action. Olha só os clássicos!

O primeiro live-action foi “Spidey Super Stories” (1974), passado na série infantil The Electric Company da rede de televisão PBS. Na trama, Homem-Aranha (interpretado por Danny Seagren) vive histórias onde derrota personagens que estavam envolvidos em atividades criminosas mais “suaves”, como roubo ou assalto.

Em 1977, tivemos “The Amazing Spider-Man“. A série que foi criada por Alvin Boretz e estrelada Nicholas Hammond como Peter Parker, foi exibida pela CBS entre 19 de setembro de 1977 e 6 de julho de 1979. Apesar de ter feito um certo sucesso, a produção foi cancelada após 13 episódios e um filme piloto.
Essa é definitivamente a cereja do bolo! Em 1978, a empresa japonesa Toei criou o Tokusatsu “Supaidaman“. Apesar do uniforme ser idêntico, o nosso herói era totalmente diferente da versão original! O Homem-Aranha Japonês se chamava Takuya Yamashiro e utilizava um robô gigante para combater monstros! Que coisa sensacional!
Video-Games: Desde o Atari 2600 são produzidos jogos do Cabeça de Teia! Então o texto ficaria gigantesco se fosse para falar de todos eles… Vou deixar só uma imagem com a evolução gráfica do Spider através das gerações dos games.
Clique na imagem para ver melhor

Filmes: Hora de falar do Aranha nas telinhas! Até o momento podemos separar três fases do Spidey na sétima arte, são elas:
Trilogia Homem-Aranha: Foi dirigida por Sam Raimi e protagonizada por Tobey Maguire. Primeiro temos “Homem-Aranha” (2002), onde Peter Parker é picado por uma aranha geneticamente modificada, ganha super-poderes e tem que enfrentar o vilão Duende Verde (Willem Dafoe). Na sequência vem “Homem-Aranha 2” (2004), onde o cientista Otto Octavius (Alfred Molina) acaba se tornarnando o vilão Doutor Octopus após um experimento fracassado. E por fim “Homem-Aranha 3” (2007), no qual um um extraterrestre se une ao uniforme de Peter e sua personalidade muda completamente. Ainda neste filme, Peter enfrenta o criminoso Homem-Areia (Thomas Haden Church), seu amigo Harry Osborn, o novo Duende Verde (James Franco) e Eddie Brock/Venom (Topher Grace), seu rival que se une ao simbionte.
O Espetacular Homem-Aranha (Reboot): Dirigidos por Marc Webb e protagonizados por Andrew Garfield. Primeiro temos “O Espetacular Homem-Aranha” (2012), onde Peter também ganha seus poderes ao ser picado por uma aranha geneticamente modificada e inicia uma busca para descobrir a verdade sobre o desaparecimento de seus pais com um antigo amigo deles, o Dr. Curt Connors (Rhys Ifans). Mas isso acaba resultando em uma treta sinistra com o seu alter ego, o Lagarto. Seguindo, temos “O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro” (2014), onde Peter começa a descobrir mais pistas sobre seu passado e tem que enfrentar os vilões Electro (Jamie Foxx) e Duende Verde (Dane DeHaan).

Universo Cinematográfico da Marvel: Em 2016, Homem-Aranha marca a sua entrada no universo compartilhado da Marvel em “Capitão América: Guerra Civil“. Logo depois o “herói-aracnídeo” (que agora é interpretado por Tom Holland) segue o seu início de carreira de super-herói com a ajuda de Tony Stark (Robert Downey Jr.) em “Homem-Aranha: De Volta ao Lar“, onde terá que provar o seu valor heroico e enfrentar o seu primeiro inimigo, o Abutre (Michael Keaton).

Quadrinhos Recomendados

Seguem alguns dos quadrinhos/sagas que eu recomendo para quem ainda não conhece muito bem o amigo da vizinhança:

  • Homem-Aranha Nunca Mais
  • A Morte de Gwen Stacy
  • Homem-Aranha: Azul
  • Guerras Secretas
  • O Nascimento de Venom
  • A Última Caçada de Kraven
  • Carnificina Total
  • A Saga do Clone
  • De volta ao Lar
  • O Homem-Aranha Superior
  • Homem-Aranha Noir
  • Spider-Verse

Enfim, pessoal! Termino aqui o meu dossiê sobre o Homem-Aranha! Apesar de estar faltando muita coisa (tive que resumir muito), eu espero que tenham gostado. Depois de tanta informação, só nos resta assistir o Homecoming! Só vem!

Olha só como vamos chegar no cinema!