Dossiê: Thanos


O vilão mais aguardado (e temido) do MCU e dos quadrinhos, finalmente, dá as caras (“há” tapa… em outras caras…) [Ba-dum-tss] no filme Vingadores – Guerra Infinita. E é agora, que muitos irão descobrir o que é, de fato, uma ameaça ao universo. Mas, até então, ele só aparecia, rapidamente, em algum momento dos filmes ou em cenas pós-créditos. E aí, para quem não lê ou ainda recém chegado nesse mundo das HQ’s, não deve estar tão “familiarizado” com o Titã Louco.

Então, resolvi fazer um breve (eu tentei) dossiê de Thanos, pra que a gente possa sentir o real peso do que os Vingadores mal sabem que está por vir. Bora?!
Criação

Thanos foi criado por Jim Starlin e Mike Friedrich. A primeira vez em que ele apareceu foi no quadrinho Iron Man #5, em 1973. Thanos é conhecido por outros nomes, como Thanos de Titã, Titã Louco, Avatar da Morte (confesso que eu achei esse último bem mais interessante…). Porém, numa HQ recente de Thanos, foi revelado que, na verdade, ele se chamaria Dione (É… Acho que temos um nome vencedor na estranheza…), pois esse era o nome planejado por ela, antes de ter uma visão da destruição completa que Thanos (Dione!) causaria no universo. Quando ele veio ao mundo, ela enlouqueceu de vez e só o chamava por este (poderoso) nome que todos nós conhecemos.

Biografia do Personagem

A pele representada, por vezes acinzentada ou arroxeada (juro que já vi das duas formas) e um corpo grande demais, é resultado da síndrome com a qual Thanos nasceu, chamada Síndrome do Deviante,  cuja característica lhe perseguiria para resto da vida. Nascido na lua de Titã, de Saturno, Thanos é um Eterno, filho de Sui-San, a única sobrevivente de uma colônia original de Eternos, em Titã.

Desde cedo, Thanos tornou-se uma criança obcecada com o conceito da morte. Por isso, sempre andou em busca de respostas para tal obcessão, cujo auge de tais pesquisas foi matar a própria mãe, a fim de dissecá-la para estudos.

Durante um período, Thanos concentrou-se em conquistar o universo. Ao conhecer a Senhora Morte (sim, a personificação da morte) e torná-la sua companheira, por amor à ela, dedicou-se à destruição de toda vida que encontrasse. Antes dela, ele viajou pelo cosmo recrutando mercenários a fim de montar um exército e, no meio disso, conseguia parceiras sexuais que, logo em seguida, teriam seus filhos mortos por Thanos. Com seu exército montado, ele retornou à Titã, apenas para destruir grande parte do lugar, fazendo milhares de vítimas, incluindo sua mãe. Com isso, se auto intitulou regente de Titã.

Dotado de extrema inteligência, Thanos sabe várias coisas sobre o próprio universo, o que lhe dá uma grande vantagem.

Pontos fracos… Pontos fortes…

Acredito que a maior fraqueza de Thanos seja o amor… Ele vive para agradar a Senhora Morte, de todas as formas, custe o que custar (e disso, nós sabemos…). Thanos fica deprimido e, com isso, enfraquece, ao estar distante da Morte. Quando Thanos fracassa em suas missões, sua companheira o abandona, deixando-o doente e fraco, devido a distância. Os vilões também amam…

Essa, além de ser uma desculpa de roteiristas para não torná-lo virtualmente implacável, também foi a razão pela qual Thanos perdeu para os heróis da Terra mesmo em posse da Manopla do Infinito. Se não fosse por isso, o Universo Marvel teria acabado nos anos 90.

Thanos é dotado de uma inteligência extrema, pois, através de suas pesquisas, tornou-se um grande conhecedor do universo. Devido a implantes biônicos e longas meditações, Thanos aumentou seus poderes de Eterno, conquistando super-força, super-velocidade, super-resistência, uma quase invulnerabilidade, fator de cura acelerado, agilidade e reflexos sobre-humanos, manipulação de energia, telepatia, manipulação e controle da matéria… Desta forma, superou todos os Eternos de Titã. Quando está em posse da Manopla do Infinito, torna-se onipotente.

Equipamentos e Uniformes

Falar de equipamentos de Thanos é um tanto quanto complicado… Porque as coisas com as quais ele é visto, ao meu ver, não o torna proprietário e único detentor, já que ele viaja pelo cosmo matando e, consequentemente, roubando o que é de procedência do local. Mas… Se é o que ele detém no momento, vamos lá: Cubo Cósmico

Thanos usa sempre uma roupa roxa (que parece um colant do tom de sua pele) com detalhes dourados, tido uma armadura, juntamente, com um elmo na cabeça, para quando usa a Manopla do Infinito (até porque, um vilão de outra galáxia não iria se ligar em visitar uma “Edna Moda” da vida…).

Aliados

Qualquer mercenário que tiver a mesma ideologia de Thanos, torna-se seu “aliado”. E estes têm que contar com a “sorte” de não ser morto pelo Titã Louco no fim das contas. Até porque ele não tem todos esses nomes à toa e vilie vilões nunca cumprem com o prometido aos seus aliados.

Sendo assim, ele já foi membro de algumas equipes, mesmo sendo perigoso demais por si só. Vale destacar a Guarda do Infinito, a Cabala, a Ordem Negra e soube até dos Defensores (sim, você leu certo).

Inimigos

Heróis, ué! Ah, mas ele também tem uns parentes que considera seus inimigos, tanto que já foi falado o que ele fez em seu retorno à Titã, pois vale lembrar de seu avô Kronos, de seu pai Mentor e de seu irmão Starfox.

Quanto aos heróis, lembramos de Adam Warlock, o Capitão Marvel, Deadpool, os Vingadores, Homem de Ferro e (fiquei pasma!)a Garota-Esquilo.

Adaptações

Thanos dá as caras numa série animada do Surfista Prateado, nos anos 90 e foi introduzido como um grande vilão no Universo Cinematográfico da Marvel, aparecendo em vários filmes, parecendo ser àquele que está à espreita, aguardando para atacar, pessoalmente, de forma ágil e friamente calculada.

Video games

Thanos pode ser encontrado em jogos como Marvel Super Heroes – War of the Gems e Marvel Super Hero Squad 2.

Quadrinhos Recomendados

Segue uma lista de quadrinhos para serem lidos, a fim de conhecer um pouco mais sobre Thanos:

  • A Vida do Capitão Marvel
  • A Morte do Capitão Marvel
  • Surfista Prateado: Renascimento de Thanos
  • Desafio Infinito
  • Guerra Infinita
  • Cruzada Infinita
  • O Fim
  • Aniquilação
  • Thanos: Rising
  • Infinito

Bom, galera, gostaram do dossiê?! Agora é só assistir o filme nesse fim de semana (pra quem não teve tempo pra ir na pré-estreia e hoje) um pouco mais preparado para o que pode acontecer. E depois, leia os quadrinhos, porque vale a pena!