Lista: Dez professores do cinema

Na última segunda-feira (15/10) foi comemorado o dia dos professores. Não sei se vocês sabem, mas as pessoas que escrevem atualmente para este lindo site são professores. Então para comemorar o nosso dia, listei os dez professores daora que já deram as caras na telinhas.

Atenção para a chamada!


10 – Prof. Dewey Finn (Escola do Rock)

Depois que o guitarrista Dewey é expulso de sua banda, ele se faz passar por professor de música em uma escola particular. Quando ouve seus alunos tocarem, ele se dá conta de que podem formar uma banda e participar da Batalha das Bandas, na qual ele finalmente terá a chance de se tornar o astro de rock que sempre soube que estava destinado a ser.

09 – Prof. Alvo Dumbledore (Harry Potter)

Dos livros para o cinema! Dumbledore foi professor de Transfiguração e mais tarde diretor da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts. Ele também foi membro da Confederação Internacional de Feiticeiros, Presidente da Suprema Corte dos Feiticeiros e Presidente do Wizengamot. Considerado por muitos uma “lenda viva” e um dos magos mais poderosos de todos os tempos, foi o único capaz de fazer frente Lord Voldemort. Dumbledore foi agraciado, ainda em vida (acontecimento quase inédito no mundo da magia), com a Ordem de Merlim – Primeira Classe, a mais alta condecoração que pode ser atribuída a um feiticeiro.

08 – Prof. Charles Xavier (X-Men)

Dos quadrinhos para o cinema! Xavier é líder e criador dos X-Men, fundador da Escola Xavier para Jovens Superdotados e um dos mais poderosos telepatas do mundo. Seu sonho de uma coexistência pacífica entre os mutantes e a humanidade tem sido a força motriz dos X-Men.

07 – Profª. Louanne Johnson (Mentes Perigosas)

Louanne Johnson, uma oficial da marinha, abandona a vida militar para ser professora de inglês. Porém, logo na primeira escola em que trabalha, ela se depara com diversas barreiras e é forçada a lidar com a rebeldia dos alunos. Como a professora não consegue a atenção da sua classe, ela parte para outra forma de ensino e passa a dar aulas com karatê e músicas de Bob Dylan, tentando ajudar a turma por meio de métodos pouco convencionais.

06 – Prof. Rainer Wenger (A Onda)

O professor Rainer Wenger é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de “A Onda” ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar “A Onda” pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com “A Onda”, mas aí já é tarde demais.



05 – Profª. Katherine Watson (O Sorriso de Mona Lisa)

Katherine Watson é uma recém-formanda da UCLA que foi contratada, em 1953, para lecionar História da Arte na prestigiosa Wellesley College, uma escola só para mulheres. Determinada a confrontar valores ultrapassados da sociedade e da instituição, Katherine inspira suas alunas tradicionais, incluindo Betty e Joan, a mudarem a vida das pessoas como futuras líderes que serão.

04 – Profª. Erin Gruwell (Escritores da Liberdade)

Erin é uma professora jovem e idealista que chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Seus alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo.

03 – Prof. Henry Barthes (O Substituto)

Henry é um professor de ensino médio, que apesar de ter o dom nato para se comunicar com os jovens, só dá aulas como substituto, para não criar vínculos com ninguém. Quando ele é chamado para lecionar em uma escola pública, se encontra em meio à professores desmotivados e adolescentes violentos e desencantados com a vida, que só querem encontrar um apoio para substituir seus pais negligentes ou ausentes. Sofrendo uma crise familiar, Henry verá três mulheres entrando em sua vida e vai começar a perceber como ele pode fazer a diferença, mesmo que isso venha com um alto custo.

02 – Prof. Mark Thackeray (Ao Mestre, Com Carinho)

Mark Thackeray é engenheiro, mas ficou desempregado e resolveu dar aulas em Londres. Ele começa a ensinar alunos majoritariamente brancos em uma escola no bairro operário de East End. Thackeray se depara então com adolescentes indisciplinados, desordeiros e que estão determinados a destruir suas aulas. Só que o engenheiro, acostumado com hostilidades, não se amedronta e enfrenta o desafio de ensinar uma turma de baderneiros.

01 – Prof. John Keating (Sociedade dos Poetas Mortos)

Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, o ex-aluno John Keating se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos”.

Tocou o sinal! Fim da aula! E aí, sentiu falta de outro professor inspirador dos cinemas nesta lista?Conta pra gente aqui nos comentários e vamos fazer o nosso conselho de classe.