Escutamos: Awesome Mix Vol.1 – Guardiões da Galáxia

Guardiões da Galáxia Vol.2 está chegando!!! Uhuuulll!!! Graças a Deeeus! (citando Inês Brasil). Amém, James Gunn!!!

Iniciei um outro artigo com essa música, justamente para introduzir um livro dos Guardiões da Galáxia  e lá, eu já tinha deixado expresso todo meu amor por essa trilha sonora maravilhosa, que ouso a dizer que (na minha humilde opinião) é uma das mais bem feitas, no sentido de escolha, É lógico que fazendo esse elogio, não estou ignorando, de forma alguma, as trilhas sonoras magnificamente orquestradas em que, mesmo na ausência de letras, nos fazem sentir cada momento do filme e/ ou personagens.

Mas Awesome Mix Vol.1 tem o meu carinho todo especial, principalmente quanto a nostalgia. Gente, é uma fita cassete (K7)!!! Isso é muuuuito nostálgico! Demorou muito tempo para que meus pais pudessem comprar um micro system lá pra casa (ok, eles também vinham com local para fita K7), ou seja, demorou um cadinho para que eu entrasse em contato com os CDs (Compact Disc). Fora que, como meus 10 anos, eu ganhei uma presente MA-RA-VI-LHO-SO dado pelos meus tios: um Walkman!

Bem, minha paixão por GotG (Guardians of the Galaxy) se dá também pela nostalgia presente na trilha sonora. Eu a maioria dessas músicas na minha infância (bons tempos…) e quando as ouvi no filme, foi emocionante. A maioria me era muuuuito familiar, mas as que não eram, também ocuparam um lugar no meu core. O que me é apaixonante é que você enxerga os personagens na tradução das músicas ou no ritmo (vai dizer que você não escuta I Want You Back e não imagina o Baby Groot dançando?!). Por isso, resolvi falar dessa fita (eu tenho o CD) linda e maravilhosa) e vamos começar, porque temos um longo (brinks!) e agradável caminho pela frente!

“Hooked on a Felling” – Blue Swede e “Go All the Way” – Raspberries 


Hooked on a Felling é “a marca” dos Guardiões. Você escuta e pensa “Êpa! Essa é a música dos Guardiões!”. Ao meu ver, essa música descreve o que Peter Quill sente quando uma garora está a fim dele (ou quando ele acha que a “feitiçaria pélvica” dele funciona). E é uma explosão de sentimentos quando isso acontece, porque ele coloca suas cantadas pra jogo na sedução e a música para isso, em som e letra. Já Go All the Way, é aquela música agitadinha num momento e depois mais lentinha, pra pintar aquele clima, aqueles olhares entre você e o seu crush. Tipo aquele momento em que vocês estão dançando separados, na maior curtição e a música dá aquela “suavisada de leve” pra que vocês tenham que dançar mais próximos… Ou agarradinhos.

“Spirit in the Sky” – Norman Greenbaum e “Moonage Daydream” – David Bowie

A primeira me lembra muito do momento em que a mãe de Peter morreu e quando ele é “abduzido”/ sequestrado por Youndu. Essa música tem todo um ritmo e vibe dos anos 70 e eu confesso que lembrava vagamente de já tê-la escutado. Moonage Daydream tornou-se a música que não sai do meu celular! Não a conhecia (obridada, James), mas adorei a sonoridade. Os fãs do saudoso David Bowie devem ter amado e eu, que não era muito conhecedora, passei a garimpar umas músicas do Bowie. E é aquela música que define Peter como o “pegador” (que é!) e que deixa todas alucinadas e apaixonadas, querendo mais um pouquinho do Senhor das Estrelas.

“Fooled Around and Fell in Love” – Elvin Bishop e “I’m not in Love” – 10cc


Essa é aquela baladinha pra dançar agarradinho com o crush, tipo na cena em que Peter vai mostrar sua feitiçaria pélv… digo, o Walkman à Gamora, ensinando-a como deve sentir a música e dançar (espertchêenho esse Quill…). I’m not in Love é justamente a música do início do filme, a que Peter esta escutando, no momento em que o chamam para dar o último adeus à Meridith, sua mãe. Na tradução, um trecho da música diz : “(…)Fique quieto, meninos grandes não choram(…)”. Já tinha escutado as duas músicas em algum momento vida, antes de GotG.

“I Want You Back” – Jackson 5 e “Come and Get Your Love” – Redbone

Essas duas músicas são ótimas! A primeira (que dispensa comentários, mas vou comentar mesmo assim) é a música que mamãe chegou pra mim e disse: “Minha filha, precisamos falar de I Want You Back. E você precisa saber das preciosidades dos Jackson 5.”. Ok, minha mãe não deve ter falado dessa forma (até porque eu era nova demais e não lembro), mas que com certeza ela me apresentou com todo carinho os Jackson 5, uma vez que, eu já gostava de Michael Jackson. Aí eu vejo o Baby Groot todo fofíneo, dançando essa música escondido do Drax. E Come and Get Your Love é a música que embala o Senhor das Estrelas (Quem?), enquanto ele procura pelo orbe. Aquela dancinha hilária é inesquecível (Afinal, quem é que não dança assim, enquanto faxina a casa, né, Bel?)!

“Cherry Bomb” – The Runaways e “Escape (The Piña Colada Song)” – Rupert Holmes

Estão aí, as músicas que definem Gamora, Rocket Raccoon e Drax. Gamora é totalmente explosiva e esquentadinha, então Cherry Bomb é “a música da Gamora”. Rocket e Drax também são, mas quando se trata de parar em bares pra beber… E arrumar confusões, claro! Então, nada melhor do que uma música dos anos 70 que fale de bebida e de como ela “ajuda” a “afogar as mágoas”. Particularmente, é uma das minhas músicas (e bebidas rs!) favoritas, daquelas que dá vontade de cantar no karaokê com os amigos, depois de tomar uma pinã colada, é claro! Ah! Não me lembro se no filme dos Guardiões da Galáxia fala sobre a bebida preferia do Rocket, mas no livro diz que a bebida chama-se timóteo.

“Ohh Child” – The Five Stairsteps e “Ain’t No Mountain High Enough” – Aretha Franklin

Essa primeira música me lembra uma música de ninar, uma música que, aparentemente, seria um acalanto para Peter Quill, ao se ver sem a mãe e sequestrado. Já a música de Aretha Franklin me parece a demonstração de uma Gamora, quase se rendendo aos encantos do Senhor das Estrelas. Eu conhecia apenas a última, que é uma das músicas que fazem mamãe dizer: “Ahhh… Meus tempos…”.

Tá aí um CD que comprei recentemente (fazia anos que não comprava um) e que, quando o avistei pensei: “Me vejo na obrigação de levá-lo, mesmo já conhecendo o conteúdo”. E Awesome Mix Vol.2 já está entre nós! Já escutei tudo (umas quatro vezes) e estou amando. E quem sabe esse não seja um dos meus objetos de estudo para um artigo próximo? E se você deve escutar Awesome Mix Vol.1? #Obviously