Finalmente Novos Mutantes foi liberado! Depois de muito vai e vem, lança e cancela, muda isso e muda aquilo, a 20th Century Studios botou os jovens mutantes pra luta, coisa que era para ser feita em abril 2018. Filmado em 2017, ele teve outras datas de lançamento, como fevereiro e agosto de 2019. E neste ano, devido à situação de pandemia, foi adiado mais duas vezes (tornando-se o filme mais adiado da hist– brincadeira rs), quando agora, enfim (Ufa!), o filme foi lançado nos cinemas.
Assistimos no “formato Jack Sparrow”, sem a necessidade de irmos ao cinema, se é que você me entende, caro leitor. Mas, com tantos adiamentos, a gente acaba ficando com um receio da boa qualidade do filme, pelo menos eu fiquei. Mas, sem mais enrolações, me sigam aqui para mais mais informações sem spoilers, é claro!
Antes disso, dá uma analisada nessa sinopse mutante aqui, da qual tentei controlar os poderes (resumir) ao máximo :
Neste filme assustador e cheio de ação baseado nos quadrinhos da Marvel, cinco jovens que demonstram poderes especiais são levados para uma instituição secreta para submeter-se a tratamentos que lhes disseram que vai curá-los dos perigos de seus poderes. Entre eles estão Danielle Moonstar, conhecida como Miragem (Blu Hunt); Rahne Sinclair (Maisie Williams), a lobisomem Lupina; Sam Guthrie (Charlie Heaton) que é o Míssil; Roberto da Costa, conhecido como Mancha Solar (Henry Zaga) e Illyana Rasputin, ou Magia (Anya Taylor-Joy), que é a irmã mais nova de Colussus. Convidados pela Dra. Cecilia Reyes (Alice Braga) para contar as histórias de quando seus poderes se manifestaram pela primeira vez, os cinco “pacientes” descobrem que fazem parte de uma classe de pessoas chamadas de mutantes, que historicamente sempre foram marginalizadas e temidas. Logo após suas memórias se transformam em realidades terríveis, eles começam a questionar o que é real ou não e fica claro que a instituição não é o que parece ser. Agora a questão é – por que eles estão sendo mantidos presos? E quem está tentando destruí-los? A tensão e o horror aumentam nessa história assustadora e emocionante dirigida por Josh Boone e coescrita por ele e Knate Lee.
A sinopse resume bem o que é Novos Mutantes. O roteiro do filme é assertivo em apresentar os personagens sem ser de uma forma que fala o espectador de bobo, jogando referências ou falas sem necessidade, o que poderia tornar o filme cansativo. Mas pode ficar tranquilo que, para quem não é boa entendedora dos personagens em questão (assim como essa que vos fala), isso não é nada prejudicial. Eu conhecia alguns personagens, mas não muito a fundo, apenas por já ter pesquisado sobre eles ou ouvido falar. Além disso, a história é muito interessante e, realmente, pode-se dizer sim que é um terror.
Ao chegar na instituição, Dani Moonstar, a (Blu Hunt) é acolhida pela doutora Cecilia Reyes (Alice Braga, atriz brasileira), que tenta fazer com que Dani se lembre do que de fato aconteceu no povoado no qual ela vivia e como, depois da devastação total do local, ela foi a única sobrevivente. No instituto, ela conhece Illyana Rasputin (Anya Taylor-Joy), Rahne Sinclair (Maisie Williams), Sam Guthrie (Charlie Heaton) e o personagem brasileiro Roberto da Costa, o Mancha Solar (Henry Zaga, que também é brasileiro), que estão lá por motivos de tentar entender e controlar seus poderes.
Com já foi dito, Novos Mutantes tem sim o seu “Q” de terror. Não posso dizer que me assustei muito, mas as memórias dos personagens são espantosas por serem pesadas também. Não tem como eu mensurar e dizer aqui qual das histórias foi a mais séria e intensa, porque além de serem momentos vividos por personagens com contextos diversos e complexos, eu não posso, não quero e não vou dar spoilers rs. Mas gostaria de registrar aqui, inclusive, que as atuações foram muito boas.
A fotografia e efeitos especiais do filme são muito bonitos, principalmente quando a personagem Magia está em evidência, pois contrasta bem com o tom soturno do ambiente. De forma alguma, o filme tem um visual estranho ou mal feito. E, falando sobre isso, é que me vem o questionamento de qual foram os reais motivos para demorarem tanto a lançar o filme, tirando o final, do qual não fui muito fã, o filme é agradável. A história é boa, o elenco também… Fico me perguntando também se tinha algum ator dos filmes dos X-MEN que teria participado, mas, devido à alguma quebra ou término de contrato, a história teve que ser mudada… Ou ainda, as compras feitas pela Marvel Studios… Enfim, eu nem lembro quais eram as tretas que falavam por aí…
Mesmo com o final simplório, Novos Mutantes é um filme legal. Tanto que, dado ao decorrer do filme, eu realmente esperava mais do final dele. As histórias dos personagens são interessantes, as atuações são boas, assim como os efeitos. Talvez a falta de empolgação se deu a todo esse cancela e descancela de estreia do filme, que veio desde 2018 e se estendeu com a pandemia. Mas, no geral, não é nada de que você vá se arrepender de ter visto. Vale a pena.
“Eu sou Groot” e professora. Adoro assistir filmes e séries; ler livros e HQs e “eu QUERIA fazer isso o dia todo”. Espero ter “vida longa e próspera”…