Depois do filme que muito me agradou, finalmente estreou a série do Doutrinador! Baseada nos quadrinhos de Luciano Cunha, a nova produção do canal Space traz o justiceiro brasileiro, cujo objetivo é destruir a corrupção com as próprias mãos. Abriu um sorriso aí? Então se acalma, menininho(a) e me segue, se quiser saber as minhas primeiras impressões sobre.
Gasolina, garrafa, pedaço de pano e sinopse:
Miguel é um agente federal que decidiu dedicar a vida a combater a corrupção após uma tragédia pessoal. Agora, seu maior objetivo é combater uma quadrilha de políticos e bandidos que tomaram a frente da política brasileira e passaram a governar o país pensando apenas em seus próprios interesses.
Se você viu o filme, saiba que a série é uma versão estendida do mesmo. Entretanto, tive a sensação de que um não anula o outro, na verdade a série vem para complementar o filme, preencher alguns pontos que foram corridos nas telonas. Já nesse primeiro episódio, percebi a abertura de um possível arco que não teve no longa, assim como, novos personagens.
Porém, as motivações do protagonista continuam as mesmas e os inimigos também: os corruptos. Contudo, notei uma nova subtrama: além da corrupção política e jurídica, temos a da mídia. Tal ponto abre possibilidades para um debate acerca das informações que recebemos pelos veículos tradicionais X as informações dos veículos independentes. Um tema bastante delicado de se trabalhar…, mas vamos ver onde vai dar.
No mais, tivemos as já conhecidas cenas e características do longa: o drama pouco convincente (por causa do protagonista), o início da ação frenética, Eduardo Moscovis brilhando e as primeiras peças da trama sendo movimentadas. Ah! A trilha sonora ainda segue maravilhosa, mas com leve mudanças (cadê meu Soundgarden?!)
O Doutrinador – A Série se apresenta como complemento do que vimos no cinema. Ao meu ver, uma proposta inteligente (do ponto de vista orçamentário) e ousada. Quanto à minha avaliação? Foi um bom começo, mas como tudo que envolve política atualmente, me deixa com os dois pés atrás, só me resta aguardar e torcer para que continue assim.
* A exibição da série acontece no canal Space aos domingos, às 21h, com reprises às segundas, terças, quartas e sábados.
Aka Joe. Professor de linguagens místicas na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, profissional de estudos psíquicos na Escola Xavier para Jovens Superdotados, amador na arte de grafar e consorte da Bel. Entusiasta dos bardos, contadores de histórias, sábios, estrategistas, aventureiros, tabernistas e bobos da corte.