O mesmo universo de Guilhermo del Toro que nos trouxe trolls e alienígenas, nos presenteou com Magos! Produção que veio encerrar a trilogia dos Contos da Arcadia. Depois de horas de tela e algumas resenhas, finalmente chegamos à última série da franquia e cá estou para falar sobre. Me acompanha nessa jornada?
Mas antes de ir a Camelot, sinopse:
O aprendiz de Merlin viaja no tempo e se junta aos heróis de Arcadia em Camelot, às vésperas da batalha entre mundos dominados por humanos, trolls e magia.
A história começa exatamente da última cena de Os 3 Lá Embaixo. Logo, a trama de Magos não precisa de grandes explicações, porque praticamente tudo já foi apresentado nas séries anteriores. Seu trabalho é somente aprofundar alguns aspectos e amarrar as pontas que ainda estavam soltas. Isso possibilitou que, em poucos episódios, as problemáticas fossem tratadas sem maiores enrolações.
Outro ponto é que por já conhecermos a maioria dos personagens, os aprofundamentos ficam em Steve e no “núcleo de Avalon”. Na minha opinião, todo o destaque estão nas jornadas do protagonista Douxie e de Steve. Ambas falam sobre amadurecer, mas em tons diferentes. Enquanto a de Douxie era um tom mais dramático, a de Steve era mais cômico (como era de se esperar).
Além deles, foi fantástica a forma como a narrativa abordou as motivações de Morgana e Arthur. Ao tratar dos conflitos entre ambos, a história ilustra os diferentes tons que podem existir entre o certo e o errado; entre o bem e o mal. E por falar em mal, belos vilões! Dessa vez senti que o perigo era real.
Talvez o único “defeito” da série é que a viagem no tempo deixa algumas inconsistências na história. Porém, não tem como falar que isso estraga a produção, porque, mesmo assim, Magos entrega uma história redondinha. Como toda ficção que eu assisti sobre viagem no tempo dá esses “problemas”, deu pra ignorar com facilidade.
Com um visual impecável e uma história potente, Magos entrega uma ótima temporada. Felizmente, o que era para ser o encerramento não foi e já temos um filme já confirmado para fechar os Contos da Arcadia. Ao que tudo indica, o longa deve sair esse ano e eu já o aguardo ansiosamente. Se você ainda não viu essa e as outras animações do universo, corre logo!
Aka Joe. Professor de linguagens místicas na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, profissional de estudos psíquicos na Escola Xavier para Jovens Superdotados, amador na arte de grafar e consorte da Bel. Entusiasta dos bardos, contadores de histórias, sábios, estrategistas, aventureiros, tabernistas e bobos da corte.