Assistimos: Don’t F**k With Cats – Uma Caçada Online

Review of:

Reviewed by:
Rating:
5
On 22 de janeiro de 2020
Last modified:22 de janeiro de 2020

Summary:

Don’t F**k With Cats – Uma Caçada Online. Quando a gente lê algo do tipo como título de um filme, a primeira coisa que vem na mente (pelo menos, comigo foi assim) é: fizeram um documentário sobre pessoas que perseguem outras que maltratam gatinhos pela internet e só? Bem, é sobre isso, em partes, mas não é apenas isso. A capa que ilustra esse texto até te leva a crer que seja APENAS isso. Não é pouca coisa já pelo fato de ser uma maldade cometida aos gatinhos, mas esse documentário vai muito, mas MUITO além do que uma comoção de internautas por um vídeo.

Vou tentar te contar, sem spoilers, do que se trata Don’t F**k With Cats – Uma Caçada Online, um caso real, ocorrido em 2010, nos EUA e te convencer a assistir. Me segue!

Ah! Esqueci de dizer que é uma produção Netflix, a expert em não dar spoiler nas sinopses. Portanto, eis a minúscula sinopse de sempre:

Os vídeos terríveis de um criminoso levam um grupo de pessoas a iniciar uma caçada arriscada com destino a um submundo sombrio.

Bem, já que a sinopse não se encarrega muito de te convencer a assistir… Um cara posta um vídeo na internet, onde ele mata dois gatinhos de uma forma bem, mas bem bizarra (não diminuindo o ato de quem envenena, abandona pra morrer de fome, ser atropelado…): asfixia os bichinhos, dentro de um saco plástico, com a ajuda de um aspirador. Mas DEUS ME LIVRE de assistir algo do tipo! Fica calmo que o documentário não mostra o ato. Inclusive o documentário é narrado pelas duas principais pessoas que decidiram tomar a iniciativa de encontrar o sujeito que cometeu tal crueldade. São apresentadas, ao telespectador, apenas as cenas iniciais, onde os gatos são retirados da cama, onde, inclusive, eram acariciados pelo próprio autor do vídeo.

O que aparece e que compactua para a real intenção de enfoque do diretor do documentário, é a reação de Deanna Thompson e de John Green, que eram os internautas investigadores do Facebook, ao reassistir o vídeo. Na verdade, a Deanna nunca conseguiu assistir os vídeos inteiros, apenas frames, ou seja, algumas partes. E é diante da reação dos dois, que o telespectador sente o impacto dos vídeos.

Mas você deve estar se perguntando o porquê de eu estar falando no plural, né?! Sim, meus amigos, o sujeito não para por aí! Há outros vídeos, tão perturbadores quanto ao primeiro, juntamente à uma promessa que o cara faz, diante das perseguições “sofridas” por ele, uma vez que Deanna e John criam uma grupo no Facebook a fim de reunir ajuda para encontrar o matador de gatos. No desenrolar da história, coisas BI-ZAR-RAS vão surgindo, enquanto John e Deanna vão reunindo pistas para descobrir o paradeiro do cara, como analisar o som do ambiente, a língua falada ou até mesmo a origem de cada objeto que aparece nos vídeos e ganhando a ajuda de ONGs e autoridades.

Apesar de algumas críticas negativas que Don’t F**k With Cats – Uma Caçada Online recebeu no seu lançamento, em dezembro de 2019, este é um documentário muito bem dirigido, na minha opinião. É forte, porque você vê a reação da pessoas diante dos vídeos, mas, principalmente, diante da bizarrice das consequências e da proporção que as coisas vão tomando. Enquanto escrevo esse texto, por um momento, me pareceu que eu estou passando a pior imagem possível de Deanna, John e as demais pessoas do grupo do Facebook. E sim, tudo bem que a mensagem da Netflix é justamente e, não menos importante, nos conscientizar como usuários das redes e de como a nossa “posição” de “justiceiros da internet”, por vezes, podem tomar rumos inimagináveis. Mas olha, eu não posso dar spoilers, só que o que esse cara faz, vídeo após vídeo, vai te fazer ficar “de cara”! Tudo o que se descobre a respeito dele, toda trama que o cerca, sejam pistas de seu paradeiro, histórias a seu respeito, absolutamente, TUDO sobre ele vai te deixar chocado e ansioso para que o pessoal o encontre o mais rápido possível, antes que coisas piores venha a acontecer.

E você já reparou que eu sequer falo o nome dele, né?! Pois bem, é intencional, porque quero te dar uma dica: não leia NADA a respeito do caso, antes de assistir o documentário. Apesar do caso ser de 2010 e tals, eu não lembrava de nada. Se ouvi algo a respeito na época, passou despercebido. Isso fez com que eu tivesse boas reações e impressões com Don’t F**k With Cats – Uma Caçada Online e ficou como se eu tivesse aquela ansiedade com filmes de suspense, por exemplo. É por isso que eu não falo o nome do cara que cometeu aqueles atos terríveis, até porque a própria descoberta do nome dele seria um spoiler e te faria copiar o nome aqui e jogar no “Pai da Sabedoria” e ler as reportagens sobre o caso. E outra: o filme ainda “pega leve” em determinadas coisas sobre os atos do criminoso e isso eu só fui saber, após assistir o documentário, pesquisando sobre o caso. É de chocar qualquer um, exceto, quem é capaz de cometer tais atrocidades como ele, né!

Como já disse, as cenas dos atos não aparecem em si. Mas ver o início dos vídeos, onde tudo era normal e carinhos aconteciam, e saber do que o cara faria na sequência, tornam as cenas fortes, mesmo que não seja na mesma proporção de assisti-las na íntegra, coisa que o diretor se viu obrigado a fazer e disse que, por vezes, as mesmas vêm à sua mente, causando-lhe um grande incômodo. Apesar disso, vale ressaltar o cuidado que se teve para que nenhuma cena além fugisse da edição do documentário e causasse um incômodo fora do comum e gratuito ao telespectador. Todos os prints de conversas, comentários feitos por internautas, são postos na tela, ao mesmo tempo em que se propõem uma certa interatividade e uma intenção de apresentar o real a quem assiste, desde a digitação na barra de buscas Google ou YouTube, de nome de usuário e senhas, às interações dentro da própria rede social, no mais próximo de sua estética, como se fosse ao vivo.

Confesso que, no início, dá um certo nervoso e, cheguei até a colocar uma almofada pra cobrir meus olhos, quando o vídeo dos gatinho inicia, mas, realmente, não aparece nada. Apesar disso, sei que cada um tem uma reação diferente e, pode ser que para você, o simples fato de saber que algo de ruim acontece com os bichinhos, já seja motivo o suficiente para não assistir Don’t F**k With Cats – Uma Caçada Online. Mesmo assim, eu peço que você dê uma chance a esse documentário. Quando eu terminei de assistir, a meu primeiro pensamento foi de que as pessoas precisam assistir isso. É algo sério, pois nós não conhecemos as pessoas com quem mexemos na internet, seja por uma crítica, uma zoação, por um comentário que pode ter outra interpretação para quem está do outro lado. Isso e outras coisas, podem gerar atos que se tornam uma bola de neve, ou seja, que pode fugir do nosso controle, causando mortes, inclusive. É uma história impactante. Assistam!