Às vezes tudo o que a gente quer é uma boa produção para nos tirar lágrimas, não é mesmo? Hoje foi um dia em que eu estava em busca de algo do gênero e fui atrás de algumas indicações de animações (não sei quanto a vocês, mas para mim são as elas que conseguem tal proeza na maioria das vezes). Foi assim que eu conheci Para a Floresta da Luz dos Vagalumes e cá estou para falar sobre. Me acompanha?
Antes de entrar na floresta, vamos conhecer a sinopse:
A história se foca em uma pequena garota chamada Hotaru. Ela se perde em uma floresta que popularmente é dita como uma floresta em que se reside vários espíritos. Na floresta Hotaru se depara com um jovem utilizando uma máscara de raposa. Ele se diz um espirito com uma maldição que no momento que um humano tocá-lo ele irá desaparecer.
O primeiro ponto que quero destacar é o cenário principal da trama: a floresta. O local onde toda a relação das personagens se estabelece é belíssimo e a meu ver, representa todo o sentimento presente na história. A construção do ambiente passa com facilidade todo o ar de férias de verão, infância, folclore, fantasia e etc. É bucólico em toda a sua essência.
Contudo, esse “ar” não é passado com exclusividade pelo cenário, porque as personagens também são fortes nessas características. Esse é outro aspecto que me agradou bastante, pois elas são muito bem construídas. Hotaru é a típica criança extrovertida de anime, enquanto Gin (o jovem da máscara), é um mistério que vai se revelando aos poucos.
Enquanto vemos o passar do tempo e conhecemos as personagens, a narrativa se encarrega de nos mostrar como os laços afetivos delas vão se fortalecendo. O mérito não são grandes reviravoltas, mas sim o modo singelo que a história é passada. É de uma sutileza incrível.
Por fim, falo da problemática que atravessa toda a trama. Sem dar muitos detalhes, posso dizer que a mesma foi trabalhada de forma sensacional. Inicialmente é trabalhada com um humor bem dosado, mas aos poucos a situação foi me passando uma certa angústia. Voltando à sutileza da narrativa, senti que essa mudança de tom se deu de forma bem suave.
Com uma narrativa envolvente e um desfecho emocionante, Para a Floresta da Luz dos Vagalumes é um bom anime para aqueles dias em que você está com pouco tempo disponível, mas quer ver algo tocante. Confesso que lágrimas rolaram aqui. Definitivamente tenho que parar (ou não) de ver animes com vagalumes no título, hahaha.

Aka Joe. Professor de linguagens místicas na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, profissional de estudos psíquicos na Escola Xavier para Jovens Superdotados, amador na arte de grafar e consorte da Bel. Entusiasta dos bardos, contadores de histórias, sábios, estrategistas, aventureiros, tabernistas e bobos da corte.