Assistimos: Pokémon – Mewtwo Contra-ataca – Evolução


Reviewed by:
Rating:
4
On 28 de fevereiro de 2020
Last modified:28 de fevereiro de 2020

Summary:

Ontem foi o Pokémon Day e para comemorar a dona Netflix fez o lançamento mundial de Pokémon: Mewtwo Contra-ataca - Evolução, remake do filme de 1998 (mas que só deu as caras no Brasil em 2000). Como eu tenho uma memória afetiva gigantesca com o material original, não pude deixar de ver na estréia e cá estou para falar sobre.

Ontem foi o Pokémon Day e para comemorar a dona Netflix fez o lançamento mundial de Pokémon: Mewtwo Contra-ataca – Evolução, remake do filme de 1998 (mas que só deu as caras no Brasil em 2000). Como eu tenho uma memória afetiva gigantesca com o material original, não pude deixar de ver na estréia e cá estou para falar sobre.

Para começar a jornada, vamos capturar a sinopse:

Depois de aceitar o convite de um misterioso treinador, Ash, Misty e Brock conhecem Mewtwo, um Pokémon criado artificialmente e que está louco por uma batalha.

Lembro como se fosse ontem, mas foi há vinte anos que eu estava na fila do cinema esperando com ansiedade. Naquela época, cinema não era algo comum para mim, contudo o fenômeno Pokémon era é estrondoso e meus pais atenderam o apelo do pequeno Vinicius. Os olhos brilharam, porque junto do ingresso veio um carta do Mewtwo e durante a exibição do filme, risos e lágrimas. Agora, por que estou contando isso para vocês? Porque quero que vocês saibam que minha análise vai ser mais passional do que nunca, desculpem.

Contudo, confesso que foi muito estranho revisitar uma história antiga. Se quando criança eu só focava no misterioso Pokémon de número 150, os olhos de adulto se incomodaram um pouco com a narrativa do longa, que pelo que eu me lembro, está praticamente idêntica (não reassisti ao antigo, estou confiando na minha memória). Porém, sei que não sou o público alvo (ou sou, porque Netflix aposta pesado em nostalgia).

Entretanto, os olhos de adulto me fizeram “aproveitar” mais as mensagens do filme. Pode ser que eu esteja forçando a barra para identificar aspectos filosóficos no filme, mas os dilemas de Mewtwo me soaram bem existencialistas e ainda há uma discussão forte sobre bioética e poder. Mas talvez seja só rinha de monstrinho mesmo, hahaha.

Quanto ao aspecto técnico da produção, é exatamente ele que torna o remake “necessário”. Talvez você não curta CGI ou talvez você seja purista e agora está aí me xingando… Tô nem aí, bicho! O filme está bonito demais! Não vou comparar as animações, porque é uma diferença de 20 anos, mas acho que o estilo encaixou perfeitamente com os Pokémon.

Pokémon: Mewtwo Contra-ataca – Evolução é uma produção bastante legal, apesar do seu roteiro ter envelhecido um pouco mal. Considero uma diversão garantida tanto para os nostálgicos, quanto para a molecada. Ah! Antes de finalizar, vale ressaltar que a dublagem brasileira está incrível (o que é surpresa nenhuma). No mais, assiste aí e me conta se chorou na tão fatídica cena, porque, dessa vez, eu saí ileso.