Assistimos: JoJo’s Bizarre Adventures – Parte IV – Diamond is Unbreakable


Reviewed by:
Rating:
4
On 3 de agosto de 2020
Last modified:3 de agosto de 2020

Summary:

JoJo's Bizarre Adventures é um universo que venho consumindo com muita frequência. Seguindo a saga que iniciei em abril, hoje venho falar da quarta parte: Diamond is Unbreakable. A temporada que, até agora, considerei a mais diferente de todas. Tá curioso para saber se achei isso bom ou ruim? É só vir comigo!

JoJo’s Bizarre Adventures é um universo que venho consumindo com muita frequência. Seguindo a saga que iniciei em abril, hoje venho falar da quarta parte: Diamond is Unbreakable. A temporada que, até agora, considerei a mais diferente de todas. Tá curioso para saber se achei isso bom ou ruim? É só vir comigo!

Mas antes, stand e sinopse:

Em 1999, Jotaro Kujo desembarca na cidade japonesa Morioh em busca de Josuke Higashikata, filho ilegítimo de Joseph Joestar que acabou criando uma confusão no clã Joestar por sua existência. Ele acaba o encontrando na estação local, onde Josuke entra em uma briga com alguns valentões e revela o seu Stand, Crazy Diamond, que pode reconstruir objetos destruídos e curar feridas. Jotaro se revela ao adolescente e relata sobre os usuários de Stand, enquanto que um assassino fugitivo da cadeia aterroriza a cidade e ameaça os outros usuários de Stand.

Se compararmos essa parte com as anteriores, a principal diferença é que agora o problema é local. Ou seja, o grande perigo não é uma ameaça ao mundo, mas sim à pacata Morioh. Contudo, mesmo esse mal sendo anunciado, a temporada é mais descontraída que as demais e entrega episódios com aquele clima de rotina e vida escolar.

Sendo assim, o roteiro tem um enfoque maior nos personagens. E pode acreditar, são muitos os rostos que passam por essa temporada. O mais interessante é que essas inserções, quando não são fundamentais para o enredo, são bastante divertidas. Há um trabalho excelente em mostrar os personagens e seus desenvolvimentos.

Entretanto, tal característica deixa a temporada bastante arrastada. Na minha opinião, se o espectador não se envolver com os personagens, vai achar tudo muito chato, porque são gastos muitos episódios até que a problemática central entre em cena. Porém, acho que vale a espera.

Isso, porque o antagonista é incrível! Sem entrar em detalhes, a dinâmica que deram ao vilão dessa temporada me agradou muito. Gostei bastante do clima de “gato e rato” e do inimigo com uma personalidade mais realista. Ainda adoro o jeitão exagerado do Dio, mas essa mudança de perigo foi bem positiva, ao meu ver.

Por fim, vale destacar que as referências musicais e bizarrices estão mais fortes do que nunca! As cores, roupas, diálogos, situações e poses extravagantes preenchem os episódios, consolidando ainda mais a identidade do anime. Senti um aumento considerável nessa estética, mas depois de quatro meses seguidos acompanhando a franquia, já estou mais do que acostumado, hahaha.

JoJo’s Bizarre Adventures: Diamond is Unbreakable é uma expansão tanto na estética, quanto na explicação do universo. Seu ritmo mais lento não tira a sua qualidade e entrega os personagens mais interessantes e divertidos da franquia. Isso até agora! Como ainda tenho outras partes para acompanhar, em breve volto aqui e digo se mantive a opinião.