Consegue imaginar ninjas, robôs, piratas, alienígenas, zumbis, trapaceiros, magos e dinossauros lutando no mesmo local? E se eu te contar que todos possuem apenas um objetivo, que é dominar o mundo?! Pois bem amigos, esse é Smash Up! O jogo megatemático de insanidade total!
Desenvolvido por Paul Peterson e lançado no Brasil pela Galápagos Jogos, Smash Up é um jogo de cartas competitivo de dois a quatro jogadores. Cada jogador escolhe duas das oito facções (já citadas) para compor o seu deck e batalhar com os demais. As batalhas acontecem nas cartas bases, onde o objetivo é atingir a pontuação das mesmas e depois comparar os pontos de seus lacaios dentro daquela base para determinar suas pontuações. O jogo acaba quando um jogador finaliza sua rodada com 15 ou mais pontos.
Achou simples? Pois ele realmente é! E isso é um ótimo ponto: você explica bem rápido aos amigos e todo mundo começa a jogar. Se for uma mesa habituada a
card games, flui que é uma beleza! Apesar da simplicidade,
Smash Up é como os outros jogos do gênero, você pode fazer inúmeros combos e acabar com a alegria do amiguinho. Se tiver alguém sensível na mesa, amizades vão se desfazer, hahaha.
Toda vez que eu vou comprar um boardgame (card, no caso), a primeira coisa que levo em consideração é a temática, porque acho que a imersão é algo fundamental aqui na minha mesa. Quando eu vi que Smash Up juntava várias temáticas que eu gostava, foi compra instantânea. Apesar de eu não me sentir como um integrante das facções (talvez porque deve ser difícil imaginar todas essas facções num lugar só), eu aprecio muito o tom cartunesco da arte. É realmente muito legal!
|
Começo de partida no Covil da Torrada: Ninjas-dinossauros vs Magos-zumbis! |
Smash Up é um jogo de regras simples, partidas rápidas, muita treta na mesa e megatemático! Perfeito para quem não gosta de demorar muito em partidas ou para aqueles dias em que a jogatina precisa ser breve. E só pra complementar, não tem como um jogo ser ruim tendo ninjas, robôs, piratas, alienígenas, zumbis, trapaceiros, magos e dinossauros. Tem?
Aka Joe. Professor de linguagens místicas na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, profissional de estudos psíquicos na Escola Xavier para Jovens Superdotados, amador na arte de grafar e consorte da Bel. Entusiasta dos bardos, contadores de histórias, sábios, estrategistas, aventureiros, tabernistas e bobos da corte.