Jogamos: Dixit Odyssey

Eu nunca fui boa de jogos de mesa. E acho que ainda não sou. Quando criança, assim como os quadrinhos, eu não tive muito contato com o lúdico. Nunca fomos devidamente apresentados. Tinha aversão quando alguém chegava sugerindo que jogássemos dama ou xadrez. Este últimos, apesar de sempre achá-lo bonito, me fazia revirar os olhos. Das tentativas em aprendê-lo, sempre era uma criança tentando me explicar daquele jeitinho, com aquela paciência e linguajar que todas crianças têm (ironia)… Em vão. Sentia mais raiva e achava que saber jogar dama ou xadrez era coisa de gente inteligente, o que as crianças que tentavam me ensinar, já haviam dito que eu não era.


O único jogo que me confortava era o dominó. Pelo menos esse eu sabia jogar. Meu falecido pai me ensinou. E jogávamos muito, principalmente quando faltava luz em casa. Era muito divertido. Me encontrei no dominó. Já joguei baralho também. Foi um tio meu que ensinou, mas, como não jogava com frequência, acabei esquecendo tudo. 


Certa vez, ganhei um jogo de bruxinhas coloridas, feitas de um papel cartonado, que tinha um tabuleiro com uma trilha desenhada, onde o jogador só podia mover sua bruxinha de acordo com a rolagem do dado (role move). Eu simplesmente me apaixonei pelo jogo! Na minha cabeça, eu tinha um jogo de tabuleiro muito legal. Joguei muito com ele. Mas eu queria um dado que fosse “de verdade” e não de papel. Queria um tabuleiro mais firme e “bonequinhos” mais resistentes também. Nunca tive.
Só agora, depois de casada que ganhei meu primeiro jogo de tabuleiro: Dixit Odyssey. Esse jogo foi um presente que ganhei do Joe, depois dele ter visto a minha reação, enquanto assistíamos um vídeo explicativo desse jogo. Eu amei tudo: O tabuleiro; os “bonequinhos” de madeira, em forma de coelhinhos; as cartelas de votação com pinos e as cartas, com desenhos lindos e cheios de significado.
Dixit Odyssey me chamou atenção por ser um jogo de interpretações de imagens. A preparação para o jogo acontece da seguinte forma: A trilha de pontos (o tabuleiro) é colocada no centro da mesa; cada jogador escolhe uma cartela de votação correspondente à cor do coelho,que ficará sobre a trilha, para a contagem dos pontos. Logicamente, todos os coelhos deverão ser posicionados na casa de número “0” da trilha. Após embaralhar as 84 cartas, 6 delas são distribuídas para cada jogador e o restante formará a pilha de compras.
Como o Dixit Odyssey pode ter  de 3 a 6 ou de 7 a 12 jogadores, a forma de jogar difere um pouco: cada jogador recebe um pino de votação (qualquer cor) ou dois pinos de votação, respectivamente. No manual, você pode encontrar partidas referentes à quantidade de jogadores: partidas com 3 jogadores; com 6 a 12 jogadores (Dixit Party) e partidas com 6, 8, 10 ou 12 jogadores (Dixit em Times).

Basicamente (já que não dá para colocar todas as formas de jogar aqui), Dixit Odyssey funciona da seguinte forma: após preparar a partida (que é feita em turnos), um dos jogadores é o narrador, que pode ser o primeiro que tenha algo a dizer sobre uma de suas cartas. Ao fazer essa associação à carta, ele pode se expressar de formas diferentes (uma palavra ou muitas, sons, um ditado popular, trecho de música ou poema, o nome de um filme ou livro, etc.), sem mostrar a carta escolhida. Os outros jogadores escolherão, dentre as suas 6 cartas, alguma imagem que possa representar o que o narrador disse. Cada um entrega sua carta escolhida ao narrador, sem mostrá-la aos jogadores. Ele vai embaralhar a sua carta com as cartas escolhidas pelos jogadores e, finalmente, mostrá-las sobre os espaços enumerados na trilha. O próximo narrador será aquele que estiver à esquerda do primeiro narrador.

O objetivo é que os demais jogadores encontre a carta escolhida pelo narrador dentre as cartas reveladas. Para isso, cada um deverá votar, colocando o pino em um dos buraquinhos da cartela de votação, referente ao número da cartela: se a imagem estiver no espaço 2, o jogador marcará com o pino no espaço 2. Depois que todos fizerem suas apostas, o narrador mostrará qual foi a carta escolhida por ele. Os pontos são contados assim: se TODOS ou NENHUM jogador descobrir qual é a imagem, o narrador não ganha pontos e os outros ganham 2 pontos; nos outros casos, o narrador ganha 3 pontos e que acertou a carta escolhida também; cada jogador que teve um voto para sua carta, exceto o narrador, marcará 1 ponto (o máximo de pontos são 3). Movimenta-se o coelhinho na trilha, de acordo com os pontos ganhos. Ao fim do turno, caso não tenha mais cartas na pilha, embaralhe as descartadas e o novo narrador será aquele que está à esquerda do primeiro narrador. A partida termina quando um jogador chegar aos 30 pontos da trilha.

Se você quer um jogo prazeroso, divertido, onde dos podem usar a imaginação e dar altas risadas com as interpretações ou referências que cada um pode fazer dos desenhos, Dixit Odyssey é o jogo certo pra você! Já levamos este jogo para confraternizações na casa de amigos e ele foi um sucesso! É um jogo que crianças, jovens e adultos podem se divertirem juntos tranquilamente. Dixit Odyssey é um jogo apaixonante, infinito (afinal de contas, nós mudados o nosso olhar, ao longo da vida) e recomendadíssimo!