Jogamos: Black Stories

Review of:

Reviewed by:
Rating:
4
On 15 de maio de 2017
Last modified:8 de novembro de 2019

Summary:

Por mais mórbido que seja, vez ou outra a gente se pega imaginando como tal morte aconteceu… É bizarro, mas garanto que você já fez. Ainda mais quando é um daqueles casos aparentemente sem solução. Pois bem, Black Stories é um jogo que tem exatamente essa proposta: desvendar enigmas macabros!

Criado por Holger Bösch e publicado no Brasil pela Galápagos Jogos, Black Stories é um jogo que vai de dois à infinitos jogadores (maiores de doze anos) e que faz você bancar o “Xeroque Rolmes” para desvendar cinquenta casos sinistros! Bem, isso já foi meio que dito no parágrafo anterior, certo? Mas o que seria esses enigmas macabros? O manual explica:

Enigmas macabros são histórias ardilosas e sombrias que poderiam ter acontecido do jeito que são descritas — ou quase. Elas tomam forma depressa entre fãs fervorosos. Às vezes, tudo acaba bem rápido; duas ou três perguntas e já estamos no caminho certo. Mas também uma história aparentemente simples pode acabar sendo de quebrar a cabeça. Os enigmas macabros ganharam popularidade nos últimos anos. Em inglês, são mais conhecidas como Enigmas de Mistério, mas, em alemão, também são chamadas de Quebra-cabeças Conceituais, Enigmas, Jogos de Adivinhação, Charadas. Mas pode ter certeza de uma coisa: só as histórias sinistras são ‘black stories’ de verdade.

Para começar a brincadeira, um jogador se torna o “Mestre das Charadas”, tira uma carta da pilha, lê a história na frente da carta em voz alta e pergunta: “Adivinha por quê!”. A partir daí os demais jogadores começam a fazer perguntas que têm que ser formuladas de modo que as respostas sejam apenas “sim” ou “não”, porque essas são as únicas respostas que o mestre pode dar (se o mestre for bonzinho ele pode até responder: “isso não é relevante”). Com muita paciência, habilidade e “ora ora” os participantes devem chegar ao desfecho do caso. Lembrando que a solução no verso da carta é a única correta. E é isso! Muito simples, não?

Quanto aos componentes, o jogo é bem básico: São apenas as cinquenta cartas com as situações bizarras e um manual. Os casos contidos nas cartas tem as ilustrações feitas por Bernhard Skopnik, que traz um leve humor negro tingido em branco, preto e vermelho.

Foto: Galápagos Jogos



Black Stories é um jogo simples, mas que sempre rendeu boas risadas nas mesas em que eu o coloquei (apesar da temática) e que funciona muito bem em grupos (de diversas idades) que gostam de pensamentos dedutivos. Ele possui um bom custo benefício e se você gostar, ainda pode adquirir mais enigmas com as outras versões: 2, 3, Crimes Reais, Funny Death e Shit Happens. Compre todos, marque aquela social e divirta-se com os enigmas macabros.