Se tem um hobbie que eu venho “namorando” há alguns anos é o plastimodelismo (para quem não sabe, são kits plásticos que você destaca e monta figuras variadas, como: carros, barcos, aviões, personagens, etc). Se eu ainda adiava a oficialização desse “namoro” era devido a questão financeira, pois aqui em casa temos hobbies fixos, digamos assim, e entrar em outro é um tanto quanto complicado. Maaaaaas, mês passado eu acabei caindo em tentação e comprei o meu primeiro kit, o Super Saiyan Son Goku (Figure-Rise Standard) da Bandai.
Além da questão financeira, uma outra coisa me afastava um pouco do plastimodelismo: Era a questão artesanal do hobbie. Eu nunca fui muito habilidoso com colagem, pintura, etc. E em alguns plastimodelos esses talentos se fazem necessários, mas no caso desta linha da bandai, não. Todas as peças são destacadas e encaixadas, no máximo tem um adesivo ou outro.
Vamos às primeiras impressões: Abrir a caixa foi um susto e tanto para o “marinheiro de primeira viagem”, me deparei com as cartelas e não consegui imaginar como ia sair um Goku daquilo ali. Nessa hora o manual de montagem fez toda diferença, porque ele é tão didático, mas tão didático que independe da fluência/conhecimento em língua inglesa ou japonesa: É só olhar as figuras e ser feliz!
Cartelas das peças e adesivos |
Quando comecei a manusear as peças, tudo parecia ser muito frágil. Isso me deixou meio receoso de quebrar algo na hora de efetuar os cortes das cartelas, mas felizmente não aconteceu nenhum acidente, mesmo assim, é um fator que me preocupa um pouco… Tenho quase certeza que é coisa da minha cabeça, mas a action figure vai ter que ficar exposta em local longe de quedas, hahaha.
Parte da montagem da cabeça e do tronco |
Por ser tratar de uma figura montável, não tinha levado muita fé na riqueza de detalhes da mesma, engano meu! Conforme ela ia tomando forma, eu era surpreendido cada vez mais! Trata-se de um exemplar muito bem pensado, detalhado e bonito.
Parte da montagem dos braços |
Montagem da parte superior do corpo |
Não podemos falar de uma action figure sem falar das articulações, correto? Este modelo não deixa nada a desejar neste quesito. A figura fica em “mais de oito mil” posições e reproduz muito bem as poses dos golpes do Kakaroto. É possível colocá-la em várias posições para enfeitar a estante, mas tem um único ponto negativo quanto a isso: Existe uma “base de ação” que aumenta as possibilidades de poses, porém, ela é vendida separadamente… Sacanagem com o colecionador, hahaha.
Parte da montagem dos pés e pernas |
Conclusão da montagem |
Quem é do hobbie sabe que toda “action de respeito” tem sempre algumas peças extras para aumentar as possibilidades de poses. Esta não é diferente: Temos a “mão do teletransporte”, o par de “mãos do kamehameha“, um rosto com expressão de grito, o kamehameha sendo concentrado e o kamehameha sendo lançado.
Kamehameha’s e base do kamehameha + Mãos adicionais + Poses com rosto e mãos adicionais |
Aka Joe. Professor de linguagens místicas na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, profissional de estudos psíquicos na Escola Xavier para Jovens Superdotados, amador na arte de grafar e consorte da Bel. Entusiasta dos bardos, contadores de histórias, sábios, estrategistas, aventureiros, tabernistas e bobos da corte.