Lista: Dez super-heróis brasileiros

Achou que no mundo dos quadrinhos não existissem super-heróis brasileiros? Achou errado, otário! (Referência!) Existem sim e não são poucos! E nossos conterrâneos, apesar de não aparecerem com tanta frequência nos quadrinhos, têm participações em grandes grupos de super heróis, como Liga da Justiça e X-Men.

Nesta lista, falarei um pouco sobre os poderes, como vivem e momentos importantes da “vida” de alguns dos mais importantes de NOSSOS heróis. Então, sigam-me os bons!

10- Miragem




Miriam Salgado, cuja naturalidade é desconheço, tem o poder de criar ilusões, mudando a aparência de acordo com sua vontade. Num dado momento, foi uma espiã que trabalhava para o vilão Caos, após ter passado por uma lavagem cerebral. Liberta disso, fez parte dos Titãs e já namorou o Asa Noturna. Miragem tem uma filha, Julliene, a quem ela vive para proteger. Numa viagem para o futuro, Miriam foi estuprada por um antigo namorado, Asa da Morte, e, devido a isso, acredito que tenha dado a luz à Julliene.

9- Shark Girl


A pernanbucana Iara dos Santos, é uma menina órfã que, numa determinada noite, sentiu uma vontade incontrolável de comer peixe e saiu à procura. Nadou no mar até encontrar um barco de pescadores lotado de peixes, que a menina começou a devorar desesperadamente. Neste mesmo barco, Iara descobriu que os pescadores estavam caçando tubarões para vender as barbatanas, o que a deixou furiosa, despertando o poder de se transformar num híbrido de um tubarão(podendo viver na terra também), ou na sua totalidade, podendo nadar em alta velocidade. Já foi aluna do Instituto Jean Grey, cujo diretor é o Wolverine e salvou os X-Men de uma cilada, assim que chegou lá.

8- Jaguar




Maria de Guzman (nome espanhol…) é uma carioca que decidiu estudar nos Estados Unidos. Transformou-se em Jaguar, aparentemente, de forma hereditária. Tem a capacidade de transformar sua postura e musculatura como a de um Jaguar, incluindo ter os sentidos força e velocidade de um felino.

7- Ya’Wara


Índia pertencente à tribo Tapirapé, Ya’Wara (quase uma Iara) vive na Floresta Amazônica, desde que o avião do qual era ocupante, caiu na floresta e ela foi salva pela Mãe da floresta. Por isso, lhe foi dado o poder de conversar, por telepatia, com qualquer animal vivo, tendo conexão maior com uma onça que a acompanha. Ya’Wara também se comunica telepaticamente com Aquaman, pois ambos possuem uma conexão.


6- Paragon




Maya é mais uma personagem que na floresta e, junto com sua filha, pertence à uma tribo indígena. Certa vez, foi sequestrada por um cientista, que a transformou num ciborgue, com grandes habilidades de força, velocidade e reflexo. Também pode transformar a pele num tipo de metal ultra-resistente e pode drenar a vitalidade de seu adversário.

5- Lanterna Verde




Sim, nós temos um Lanterna Verde “brazuca”! José Hernandez (outro com nome espanhol…), que “existiu” em apenas uma história, era piloto da Força Aérea Brasileira e foi selecionado como o novo Lanterna, após encontrar com Tagin Sur. Porém, José foi detentor do anel por apenas um dia, sendo morto, após um ataque à Terra-D.

4- Lord Fanny


E SIM, também temos uma heroína trans (Lacrou, hein, Braséo!)! Hilde Morales era um menino carioca que foi criado como menina por sua avó, pois esta precisada dar continuidade à linhagem de bruxas na família. Seguindo os ensinamentos da avó, ela adota a deusa da obscenidade como guia, tornando-se uma prostituta, com o nome Lord Fanny. Sua vida muda, após ser estuprada e, por consequência disso, quase cometer suicídio, o que acabou despertando seus poderes mágicos.

3- Magma




Amara Juliana Aquilla nasceu em Nova Roma, uma cidade escondida na Selva Amazônica. Seu pai foi um traidor do governo e por isso,  Amara fugiu e passou a viver sozinha na floresta. Foi encontrada por mutantes, após uma expedição dos X-Men ao Brasil. Seus poderes geotérmicos (energia obtida através do calor do interior da Terra) vieram à tona, após ser jogada num poço de lava.

2- Fogo




Beatriz da Costa também nasceu numa aldeia indígena na Amazônia, onde seus pais passavam as férias. Quando nasceu, o líder da tribo disse aos pais que Bia tinha grandes poderes. Aos 15 anos, ele a contatou telepaticamente e revelou à Beatriz que ela tinha grandes poderes, o que foi escondido pelos pais. Beatriz aprendeu a controlar seus poderes, de projetar rajadas de fogo, e combater o crime. Teve muitas profissões, como animadora de programas de TV, stripper, já foi membro da  Liga da Justiça nos desenhos animados, é membro fixo da Liga da Justiça Internacional, nos Novos 52 e torno-se empresária, trabalhando na filial brasileira das Empresas Wayne, sendo contratada pelo próprio Bruce para presidir.

1- Mancha Solar


O jogador de futebol Roberto Costa é o mais conhecido dentre os super-heróis brasileiros. O rapaz era um jogador conhecido mundialmente, filho de um multimilionário e de uma arqueóloga, que teve seus poderes manifestados no meio de uma partida de futebol. Roberto absorve e redireciona a energia do Sol, projetando rajadas de calor, e luz e também pode voar. Mancha Solar aparecerá no filme Os Novos Mutantes (que, aparentemente, teve sua data de lançamento adiada para fevereiro de 2019).

E aí, gostou da lista? Alguns heróis ficaram de fora da lista… Mas se você os conhece, vai deixando o nome e o poder deles nos comentários! Adoramos essa troca de conhecimento!