Clássicos. Os quadrinhos da Turma da Mônica (mas você também pode chamar de gibis, se preferir) são clássicos por si só. É uma turma que fez parte da infância e, por que não, da adolescência e da fase adulta (olha eu aqui) de muita gente.
Particularmente, ao ler uma HQ/gibi ou tirinhas da Turma da Mônica*, continuo tem as mesmas sensações: continuo achando os personagens divertidíssimos (mesmo sabendo o que irá acontecer com os planos infalíveis do Cebolinha, por exemplo), rindo muito a cada página e impressionada com a criatividade de seus roteiristas. As piadinhas da TdM* são sempre infalíveis!
Por falar em criatividade, o quadrinho do qual falarei hoje é repleto dela! Trata-se de uma coleção da TdM, chamada Clássicos do Cinema que, como o próprio nome já diz, reúne os personagens da Mauricio de Sousa Produções em grandes feitos cinematográficos, como Titanic (Titônica), De Volta para o Futuro (Coelhada para o Futuro), X-Men (X-Mônicos), Harry Potter (Cascão Porker), Os Vingadores (Os Vingadoidos), Capitão América – O Primeiro Vingador (Caipirão América – O Primeiro Vingadoido), O Exterminador do Futuro (O Exterminador de Coelhinho Sem Futuro)… Enfim, uma variedade e um título mais engraçado que o outro.
Mas hoje, a força estará conosco (Antes tarde do que nunca! Ih… Virei um jedito…), porque haverá uma Guer– Coelhada nas Estrelas! Não entendeu ainda?! Ah, deve ser porque, dificilmente você traduz o nome desse clássico… Star Wars, pronto! O clássico do “nerd raiz” será o quadrinho do qual falarei por aqui. Só que, sinto muito: ele já é um spoiler, porque você já assistiu o filme e sabe o que está por vir. Sim, Turma da Mônica – Coelhada nas Estrelas nada mais é do que uma paródia de Star Wars.
Dentro da HQ, há paródias de três filmes: IV – Coelhada nas Estrelas, O Feio Contra-Ataca e O Retorno de Jedito. Acredito que tais títulos dispensam traduções, né?! Além disso, os personagens são os mesmos, porém com seus nomes com uma adaptação para o “moniquês”, obviamente: Princesa Moniqueia (Leia), Cebolinha Solo (Han Solo), Cascão Caiuóqui (Luke Skywalker), Fran-Jinha Kenobi (Obi-Wan), Flobaca (o Floquinho é o Chewbacca, gente) e Yodácio (cara… O Horácio é o Yoda… Que nome!), entre outros. Enfim, lê o nome e “bate o olho” no personagem, que você logo fará referência à franquia de George Lucas.
O roteiro de Flávio Teixeira de Jesus é tão animado, que prende o leitor, mesmo que ele já saiba dos acontecimentos que constroem o enredo. A leitura é agradável, leve, rápida, de fácil entendimento (para todas as idades). Ao meu ver, não senti que a história tenha ficado “bobinha” pela inserção da TdM no contexto, atingindo como sempre ,com “maestreza”, qualquer faixa etária. O legal também é que as características próprias e principais dos personagens não firam tiradas, pelo contrário: traz as mesmas para o contexto de Star Wars, o que é fantástico.
O desenho de Roberto Martins Pereira é lindo! Em especial, a Magali como C3PO, a Magali 3PA ficou sensacional! Adorei também o estilo do Capitão Feio como Dart Feio, que ficou ótimo, assim como o Flobaca.
Turma da Mônica – Coelhada nas Estrelas é um quadrinho que DEVE ser lido. Eu simplesmente amei e pretendo ter outros quadrinhos da coleção Clássicos do Cinema, com outros filmes que eu também goste e que fizeram parte da minha infância. Até porque, eu não tô aqui para contrariar a pLincesa Moniqueia e levar uma coelhada (Quem avisa, amigo é!)!
“Eu sou Groot” e professora. Adoro assistir filmes e séries; ler livros e HQs e “eu QUERIA fazer isso o dia todo”. Espero ter “vida longa e próspera”…