No comecinho deste blog, resenhei duas HQs que foram a minha porta de entrada para o maravilhoso catálogo da Editora Draco: O Rei Amarelo em Quadrinhos e O Despertar de Cthulhu em Quadrinhos. Contudo, dois anos se passaram até que eu adquirisse Demônios da Goetia em Quadrinhos, o terceiro e último volume da trilogia do terror cósmico (ou a trilogia do semáforo, como diz o Raphael Fernandes, hahaha). Sem mais delongas, o quadrinho foi devidamente lido e cá estou para falar sobre.
Mas antes da invocação, a sinopse:
A goetia é um perigoso sistema mágico popularizado por MacGregor Mathers e Aleister Crowley, em 1904. Neste álbum, os 72 demônios que a compõem surgem em oito HQs onde a corrupção humana não tem limites, apresentando uma outra face do horror cósmico e do body horror em preto, branco e vermelho.
Estas 168 páginas apresentam entidades dispostas a barganhar com os humanos em troca de um pouco de sua força vital. São seres infernais que podem até realizar seus desejos, mas pode ter certeza que cobrarão um preço que ninguém estará disposto a pagar.
Mais uma vez o leitor é agraciado com oito histórias de puro terror cósmico e gore! Entretanto, os malditos da vez saem diretamente do livro A Chave Menor de Salomão, onde o rei bíblico descreve com detalhes sobre rituais de invocação de demônios e outras coisas do tipo. Porém, se você não leu o livro e nem quer ler, não faz diferença, porque o quadrinho dá conta de te ambientar nesse universo.
Quanto ao aspecto artístico da antologia, mais uma vez está impecável! O fato de ter desenhos de diferentes artistas não tira a coesão da obra como um todo. Como eu já esperava, os diferentes estilos dialogam perfeitamente e pude sentir todo o caos com aquelas imagens.
Ainda sobre a estética, a coloração característica da trilogia se faz presente, porém a terceira cor da vez é a vermelha. Seguindo sua identidade, em meio ao preto e branco, o vermelho ilustra perfeitamente a presença maligna. Talvez a minha memória esteja me enganando, mas neste volume senti a terceira cor muito mais presente nas páginas.
Falando sobre os roteiros, não pontuarei um por um, mas se fosse para resumir de uma forma geral, são fortes e/ou violentos. Contudo, entre rituais e negociações com demônios, é possível identificar subtextos que vão além do gore. Senti toda a força das histórias ao analisar as motivações daquelas personagens. O mais interessante de tudo, é que o desfecho da última história foi um encontro direto com as minhas reflexões. Que experiência, meus amigos!
Demônios da Goetia em Quadrinhos é um trabalho fundamental para os amantes do terror. Fico extremamente feliz de ver trabalhos do gênero sendo produzido por brasileiros. Deixo os meus parabéns ao time: Raphael Fernandes, Daniel Canedo, Caio H. Amaro, Flávia Lima, Juscelino Neco, Erick Santos Cardoso, Kaji Pato, Tiago P. Zanetic, Alexey Dodsworth, Lucas Chewie, Airton Marinho, Victor Freundt, Antonio Tadeu, Ioannis Fiore e João Pirolla. No mais, conheçam a Editora Draco!
* Adquira o seu exemplar de Demônios da Goetia em Quadrinhos aqui.
Aka Joe. Professor de linguagens místicas na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, profissional de estudos psíquicos na Escola Xavier para Jovens Superdotados, amador na arte de grafar e consorte da Bel. Entusiasta dos bardos, contadores de histórias, sábios, estrategistas, aventureiros, tabernistas e bobos da corte.