Antes que o ano acabe, cá estou para falar sobre mais um mangá da Jambô Editora. O título da vez é 20Deuses, de Marcelo Cassaro e Rafael Françoi, ambientado no mundo de Tormenta. Como alguns de vocês já sabem, Arton é um mundo de problemas, certo? Agora, se o problema da vez é causado por deuses ou mortais… Bem, provavelmente não irei responder, mas as minhas impressões sobre o mangá, eu garanto.
Mas antes dos problemas artonianos, sinopse:
Em muitos lugares, os deuses são seres distantes, indiferentes aos assuntos dos mortais. O mundo de Arton não é um desses lugares!
Por longos séculos, Valkaria foi aprisionada pelo crime de criar a Tormenta – o grande mal que ameaça tudo e todos. Agora, a Deusa da Humanidade parece disposta a fazer algo a respeito. Ou melhor, levar um novo herói a desafiar esse flagelo.
Aqui começa a jornada de Mateo em busca das Medalhas dos Aspectos, que invocam o poder dos vinte deuses. Uma jornada através de Arton, um mundo de problemas que apenas os deuses podem resolver. Ou causar!
Quando se trata de Tormenta, quase sempre considero os roteiros de Cassaro bastante divertidos. Em 20Deuses não é diferente, porque o autor traz mais uma aventura fluida que, ao mesmo tempo que nos tira risadas, abre um mundo de possibilidades com suas doses de mistério. Senti que enquanto eu era cativado pelos personagens, também era instigado a me perguntar sobre suas motivações, poderes, etc…
Falando em personagens, achei que os protagonistas têm uma dinâmica muito parecida com os de Dungeon Crawlers. Mais uma vez Cassaro aposta nos conflitos gerados por personalidades distintas e o resultado é fantástico. Me diverti bastante com as constantes brigas entre Mateo e Val. Contudo, o humor não é exclusividade destes, porque outros personagens engraçados também surgem nesse primeiro volume.
Entretanto, a trama não se limita só à piadas, afinal, estamos vendo o começo de uma aventura. Como disse anteriormente, inúmeras possibilidades são abertas no decorrer da história. Sendo assim, a narrativa traz uma problemática atrativa, bons combates e inúmeras referências ao RPG. Particularmente, gosto muito dessas leituras onde dá pra identificar os elementos dos manuais.
Já que eu citei os combates, eles são brilhantemente ilustrados por Rafael Françoi. Seus traços expressam bem os movimentos de luta no melhor estilo mangá de ser. Fora isso, o artista capricha nos personagens, vestimentas, cenários e, principalmente, nas armas. Achei que o estilo de Françoi casou perfeitamente com Tormenta, esse “caldeirão de influências” que tanto gosto.
Mesmo estando em hiato, 20Deuses é uma leitura altamente recomendável para os fãs de RPG e/ou fantasia medieval. Apesar do mundo de Arton ter mudado bastante recentemente, gostaria muito de ver o desfecho da jornada de Mateo e Val. Torçamos para que esse dia chegue.
* Adquira também o seu exemplar aqui.
Aka Joe. Professor de linguagens místicas na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, profissional de estudos psíquicos na Escola Xavier para Jovens Superdotados, amador na arte de grafar e consorte da Bel. Entusiasta dos bardos, contadores de histórias, sábios, estrategistas, aventureiros, tabernistas e bobos da corte.