A grandeza de Nina Simone é algo que já vi muitos falando pelas redes sociais. E faz um tempo que eu queria conhecer mais sobre a diva do jazz no documentário What Happened, Miss Simone?. É claro que já escutei músicas como “I Put A Spell On You” ou “Sinnerman”. Mas foi depois de ler um quadrinho do Mark Waid, que já resenhei aqui, chamado Fruto Estranho, que me despertou a vontade de conhecer mais sobre Nina, pois ela interpretou, de forma emocionante, uma canção de mesmo nome “Strange Fruit”, que me ajudou a compreender a fundo o quadrinho. Agora, que assisti o filme, será que ele foi além do que a tristeza na voz de Simone me passou nessa canção, somado ao que já li por aí, e me fez compreender, de fato, o que aconteceu na vida cantora? Me acompanhe!
Mas antes, a sinopse:
Gravações inéditas, imagens raras de arquivo e suas músicas mais populares contam quem foi a lendária cantora e ativista Nina Simone.
De fato, What Happened, Miss Simone? fez um completo trajeto da vida da cantora, desde os seus 7 anos, se não me engano, quando iniciou suas aulas de piano na igreja, é claro, e cujo sonho era tornar-se a primeira pianista negra de música clássica dos EUA.
Apesar de não se aprofundar na carreira em si da artista, focando em suas músicas e interpretações das mesmas, o documentário até focou em sua ascensão midiática, mas sempre retornava à vida pessoal de Nina Simone. Mostra como o seu marido, que tornou-se seu empresário, ajudou a impulsioná-la na vida artística e também à fez regredir, a ponto de querer se afastar.
A dor sentida por Nina a consumia externa e também internamente. A primeira, causada pelo marido e a segunda era por dois motivos: estar longe de sua filha, dada a agenda de shows e o racismo. Este último, a fez cair num estado entristecido e, por que não dizer depressivo, quando se envolvia nos eventos de protesto contra o racismo e genocídio sofrido pela população negra americana. Tal luta foi entristecendo a artista e, como o filme muito bem aborda, a fez se afastar dos palcos, na busca de algum conforto para sua dor.
What Happened, Miss Simone? fez jus ao título, explicando o que aconteceu com Nina, mas acredito que pecou ao não mergulhar mais fundo na obra da cantora, o que acredito que daria mais entendimento ao espectador, que não a conhece de fato. Apesar disso, abordou bem a parte política e pessoal da artista e também, como essas duas partes, somadas à carreira, e o resultado disso, acarretando um momento de decadência. Para quem curte a carreira musical de Nina Simone e quer conhecer um pouco mais da diva do jazz (falecida em 2003), recomendo o documentário.

“Eu sou Groot” e professora. Adoro assistir filmes e séries; ler livros e HQs e “eu QUERIA fazer isso o dia todo”. Espero ter “vida longa e próspera”…