Desde de quando divulgaram o trailer de Jojo Rabbit, me senti ansiosa para assistir esse filme. O contexto histórico somado ao tom satírico foram bem “convidativos”, principalmente pelo fato da criança, que é o protagonista, ter como amigo imaginário uma figura, digamos, “estranha”: Adolf Hitler. Meses depois do lançamento, eis que o filme recebe seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Roteiro Adaptado (e vencedor deste), por Taika Waititi, sim, ele mesmo, o diretor de Thor: Ragnarok.
A ansiedade aqui relatada, foi saciada com sucesso e aqui estou para te contar o que achei dessa história baseada no livro Caging Skies, de Christina Leunens. Me segue!
Mas vamos de sinopse antes disso:
Jojo é um garoto alemão solitário que descobre que sua mãe está escondendo uma garota judia no sótão. Ajudado apenas por seu amigo imaginário, Adolf Hitler, Jojo deve enfrentar seu nacionalismo cego enquanto a Segunda Guerra Mundial prossegue.
Sinceramente, o filme me prendeu de todas as formas e me proporcionou os mais variados sentimentos e isso foi muito bom! Por mais que eu me esforce, e não me pergunte o porquê, para não exaltar Taika Waititi, ele me vem com Jojo Rabbit e põe tudo a perder. O cara lança a braba de uma sátira anti-nazi num momento onde vemos, através de notícias, a exaltação do nazismo em alguns países, incluindo o nosso, infelizmente. Uma outra prova de que Taika é O Cara, está no fato de que, como nenhum ator de Hollywood aceitou interpretar Hitler nesta sátira, Taika pegou o papel para si. Simples assim. E ainda bem! Além de dirigir e adaptar o roteiro de Jojo Rabbit, Taika Waititi interpreta o horrendo Hitler da melhor forma possível! Ouso a dizer que, outro ator não faria melhor. Como eu ria quando Hitler oferecia cigarros ao Jojo… Por falar no Jojo…
Ele tem dez anos e seu nome mesmo é Johannes Betzler (Roman Griffin Davis), um garoto que vive com sua mãe Rosie (Scarlett Johansson) numa pequena cidade alemã. Seu pai se encontra lutando na guerra e ele tinha uma irmã mais velha, Inge, que faleceu. Jojo é completamente fissurado à toda propaganda nazista e faz parte da Juventude Hitlerista, um grupo de crianças e jovens que estão abertos a se impregnar da ideia nazista. É durante uma espécie de acampamento, que Johannes adquire o apelido que dá nome ao filme. Agora, o que Jojo tem a ver com um coelho, isso você terá que descobrir… Não tô aqui pra te dar spoiler não, valeu?!
É após esse fato, inclusive, que Jojo descobre um segredo de sua mãe e disso eu posso falar, porque tá na sinopse: ela esconde uma menina judia dentro de casa! A partir daí, o menino entra em muitos conflitos, até consigo mesmo, uma vez que há alguém considerado inimigo dos nazistas dentro de sua própria casa. É aí que ele, juntamente a seu amigo Hitler imaginário, pensarão numa “solução” para este “problema”, momentos estes que me arrancaram muitas risadas.
Uma outra relação que eu gostaria e poderia relatar aqui, seria entre Jojo e sua mãe. Que amizade linda entre mãe e filho! A atuação de Scarlett e Roman me passou veracidade, pois a ligação entre os dois foi de emocionar. Scarlett foi merecidamente indicada como Melhor Atriz Coadjuvante por interpretar Rosie, porque proporcionou cenas emocionantes.
Só teve uma coisa em Jojo Rabbit que não ficou muito clara pra mim: não sei se o pai de Jojo estava, realmente, lutando e ainda vivo, uma vez que, durante o acampamento, um dos jovens hitleristas chamou seu pai dele de desertor e covarde… Não sei se era só uma implicância com a criança ou se, de fato, o pai já havia falecido, mas o menino ainda não sabia. Fiquei na dúvida também sobre algumas coisas da mãe de Jojo, mas não posso comentar aqui…
Apesar disso, é impossível dizer que Jojo Rabbit não mereceu as indicações que recebeu do maior prêmio da indústria do cinema. Vale aqui ressaltar que a trilha sonora e suas motivações e interpretações são brilhantes. Escolher Beatles para fazer uma comparação da histeria “Hitleriana” com a “Beatlemania” foi a jogada genial que Taika Waititi teve para dar aquele seu toque de enfiar a cultura pop em algum lugar. Ah! E teve David Bowie também, com a versão alemã da música Heroes. Jojo Rabbit é um filme que, mesmo com o tema que tem, também te fará sentir “borboletas no estômago”. Assista e entenda! ✌️
“Eu sou Groot” e professora. Adoro assistir filmes e séries; ler livros e HQs e “eu QUERIA fazer isso o dia todo”. Espero ter “vida longa e próspera”…