Assistimos: Aquaman

Um tanto secundário nas páginas, outro tanto chacoteado nas telas da TV, mas e no cinema? O jogo virou? Teria o “herói que fala com peixe” ganho o devido respeito em seu longa? Ou é só mais uma bomba sombria da DC? Bem, essas eram as minhas questões sobre Aquaman, mas agora que eu assisti, cá estou para falar sobre. Então, senta aí e vamos conversar!

Mas antes, vamos entender o que se passa: “Filho do humano Tom Curry com a atlante Atlanna, Arthur Curry cresce com a vivência de um humano e as capacidades meta-humanas de um atlante. Quando seu irmão Orm deseja se tornar o Mestre dos Oceanos, subjugando os demais reinos aquáticos para que possa atacar a superfície, cabe a Arthur a tarefa de impedir a guerra iminente. Para tanto, ele recebe a ajuda de Mera, princesa de um dos reinos, e o apoio de Vulko, que o treinou secretamente desde a adolescência“.

A primeira coisa me impressionou foi como o herói é brucutu! Já tínhamos recebido uma amostra do Aquaman de Momoa (que homem!) em Liga da Justiça, mas em seu longa, o herói desce o braço sem dó. Toda a coreografia e jogo de câmeras funcionam para mostrar como Arthur é forte para o c@#$%! E não são só as cenas de luta com ele que se destacam, ouso dizer que o filme tem as melhores coreografias de pancadaria que eu já vi em longas de heróis!

O segundo fator que me agradou muito foi o roteiro. Por mais simples que seja, o longa traz uma narrativa épica no melhor estilo RPG. O irmão malvado que está no trono, a jornada em busca de uma arma mágica que pode solucionar tudo, reinos, criaturas, etc… Toda a mitologia do herói é muito bem apresentada em uma aventura super agradável.

Já que eu comentei sobre os reinos, preciso falar dos efeitos visuais e da fotografia. Sombrio? Como já tínhamos visto nos trailers: NÃO! Mas ao ver tudo nas telas é de se admirar como o longa foi caprichado nas cores e nas construções dos cenários! Mais uma vez, ouso a dizer algo: até agora é o filme mais bonito do gênero! Os reinos, as criaturas, os veículos, as armaduras… Tudo muito lindo e sem medo de beirar o absurdo.

Mas o filme é assim perfeitão? Olha, talvez não… Talvez essa minha empolgação seja porque eu fui sem expectativa alguma e me surpreendi completamente, mas a única coisa que me incomodou (mas só um pouquinho mesmo) foi a falta de química entre os protagonistas e as piadocas forçadas. Porém o Momoa é carismático a ponto da gente tolerar e esboçar um risinho. Por outro lado, os antagonistas são @#$%! Transparecem bem as suas motivações, que são excelentes por sinal. Orm me convenceu totalmente e eu só não fico do lado dele, porque o Aquaman é o Momoa ❤ 😂

Aquaman não apresenta nenhuma grande novidade em sua narrativa, mas usa de extrema criatividade e beleza para apresentar o universo do herói. O longa se mostra superior ao lado dos demais do universo em que está inserido e entrega um bom pipocão com muita ação e aventura. Se ainda não viu, corre lá!