Assistimos: Animais Fantásticos – Os Crimes de Grindelwald

A espera acabou! Mais um filme da senhora J.K. Rowling está nas telonas e eu, como uma nova fã do universo de Harry Potter fui conferir Animais Fantásticos – Os Crimes de Grindelwald. É claro que, como o próprio nome já diz, o filme é focado em Grindelwald, personagem interpretado por Johnny Depp, vilão da trama, o que causou um certo burburinho no início, devido à vida pessoal “sombria” do ator…

Porém, “ranços” à parte, vamos de sinopse:

“Newt Scamander reencontra os queridos amigos Tina Goldstein, Queenie Goldstein e Jacob Kowalski. Ele é recrutado pelo seu antigo professor em Hogwarts, Alvo Dumbledore, para enfrentar o terrível bruxo das trevas Gellert Grindelwald, que escapou da custódia da Macusa (Congresso Mágico dos EUA) e reúne seguidores, dividindo o mundo entre seres de magos sangue puro e seres não-mágicos.”

Animais Fantásticos – Os Crimes de Grindelwald começou forte e agitado, abusando dos recursos em 3D, em cenas com Grindelwald. Achei tudo muito bonito. Foi-se explicando as motivações aos poucos, deixando dúvidas (pelo menos eu fiquei), aquele mistério… E isso (e o filme é grande, hein) foi me deixando um pouco cansada. Não, não estou dizendo que dormi, mas sim que a trama foi muito enrolada, embromou demais em alguns aspectos. Foi nítido, na minha opinião, que era para dar uma segurada da história mesmo. Achei o desenrolar (rs) bem legal, interessante, e achei, inclusive, que a melhora se estenderia para o final. Mas… Me fizeram de trouxa (ha-ha) e não foi o que aconteceu, infelizmente. O fim me frustrou um pouco e me deixou confusa, tanto que até tive que buscar informações que me explicasse, me desse uma luz sobre o significado.

Os personagens são muito bem construídos, mas inserção de alguns não foi tão bem feita assim. Na minha opinião, alguns personagens se perderam na trama, pois pareciam estar lá apenas para fornecer um bom fan service. Foi e só. Mas quero destacar a personagem Leta Lestrange, muito bem interpretada por Zoë Kravitz, que eu simplesmente amei! As relações entre os personagens foram até bem construídas, apesar do Yusuf Kama ter me deixado com um pouquinho de raiva e confusa, diante do seu comportamento, mas depois foi explicado.

Por falar em fan service, os easter eggs rolaram solto em Animais Fantásticos – Os Crimes de Grindelwald. Tem muita coisinha que, se você prestar bem atenção, vai lembrar de elementos pertencentes à filmes de Harry Potter. O Joe se ligou em alguns muito importantes, em cenas que nos distraíam com o nível cômico, por exemplo.

Como disse, tive que dar uma olhada em alguns sites, no dia seguinte à estreia, para ver se os mesmos me explicariam coisas que ficaram subentendidas. Sem contar que essa impressão de um roteiro um cadinho confuso, não foi sentida apenas por nós, do Torrada: dizem por aí que a cronologia entre Harry Potter e Animais Fantásticos – Os Crimes de Grindelwald não está “batendo”… Datas de nascimento, de acontecimentos… Coisas a senhora J.K. terá que mexer as varinhas os pauzinhos para resolver. Mas a gente sabe que ela dará um jeitinho.

Animais Fantásticos – Os Crimes de Grindelwald é um filme bom, com um roteiro, inicialmente, interessante, mas com um final não tão agradável assim e meio confuso, ao meu ver. Mas espero que tais coisas sejam consertadas mais à frente, pois sabemos que virão mais filmes por aí, inclusive o próximo, será em solo brasileiro!