A Caixa Preta de abril já está entre nós (assinantes)! Com o tema “sobrenatural”, o Clube da Caixa Preta nos presenteou com dois contos. Dentre eles, escolhi O Mistério Dentro de Nós, de Pauline Hopkins (1859-1930). Já tivemos outro conto da brilhante Pauline neste financiamento coletivo mensal, Talma Gordon, que já resenhei aqui. Este tinha um ar detetivesco, mas O Mistério Dentro de Nós, proporciona outro tipo de experiência ao leitor. Será que é bom? Me acompanhe que te conto!
Mas antes, vamos ter uma visão da sinopse:
Quando Jack saiu de casa, seu amigo Tom Underwood estava com sérios problemas financeiros. Ele sequer ofereceu ajuda, pois sabia que seu amigo médico era orgulhoso demais para aceitar. Mas após cinco anos, Jack reencontra Tom, surpreendentemente, de outro modo: rico e bem sucedido, com elogiados artigos publicados… E, neste jantar de reencontro,seu amigo lhe confidencia a experiência que tivera e que viria a lhe garantir sucesso rápido e sobrenatural.
Creio que esta resenha feita por mim, explicite bem do que se trata o enredo de O Mistério Dentro de Nós. Desta vez, experimentamos um lado um pouco diferente de Pauline Hopkins. Creio que este conto ainda mantenha uma chama detetivesca no ar, ao passo que trata-se de um caso sobrenatural (tema da Caixa Preta) não investigado, mas sim confidenciado a um amigo, de forma que este pudesse compreender os motivos da ascensão meteórica de um médico negro.
O Mistério Dentro de Nós gira em torno de um reencontro que proporciona um retado de um outro encontro até então não sabido por ninguém, a não ser o médico Tom. Ele narra a Jack como fora sua experiência com o desconhecido, em detalhes, de como foi do fundo do poço como um médico endividado, que só atendia pessoas carentes, a alguém que publica artigos científicos bem elogiados. E, nesta conversa, é possível imaginar como poderia ter sido essa experiência de Tom, o que proporciona ao leitor certa ansiedade e prazer de ler.
Neste conto, como eu disse, a autora mantém o ar detetivesco, de certa forma, porém com um suspense potencializado para o lado sobrenatural. Além disso, Hopkins mantém as questões raciais e de identidade racial subentendido em O Mistério Dentro de Nós, fazendo com que o leitor possa rever suas opiniões, através de questões filosófico-raciais inseridas em seus conto. Além disso, o conto também aborda temas como desamor e suicídio.
Publicado na edição inaugural da revista Colored American Magazine, no início do século XX, O Mistério Dentro de Nós é um exemplo de como Pauline Hopkins experimentava brilhantemente diferentes formas de ficção, questões sobre raça e identidade. Não à toa que a autora elevou o status da revista, tornando-a uma das mais lidas e assinadas dos EUA na época. Um conto envolvente, cujo único “defeito” é que acaba…
“Eu sou Groot” e professora. Adoro assistir filmes e séries; ler livros e HQs e “eu QUERIA fazer isso o dia todo”. Espero ter “vida longa e próspera”…