Era filme… Virou série… Quando vimos, já tava acontecendo… E foi alvo das mais variadas críticas assim que saiu as primeiras imagens… Depois de muitos “causos”, enfim terminou a primeira temporada da tão criticada série da Marvel. Será que foi tudo de ruim? Nada salvou mesmo? Vamos lá!
Antes de começar, vamos entender qual é treta com os habitantes da lua: “Após ser traída e perseguida em função de um golpe militar em Attilan, a Família Real consegue escapar para o Havaí, onde a interação com a humanidade pode não representar apenas sua salvação, como também a salvação da Terra“.
Para ser bem sincero, eu achei uma jogada ousada da Casa das Ideias quando anunciaram a adaptação dos Inumanos para as telinhas. Não via esse grupo de heróis tão populares a ponto de ter um filme para chamar de seu, entretanto, não seria a primeira vez que a Marvel faria algo do tipo (Vamos combinar que Guardiões da Galáxia não era nada falado antes do filme. Ou era e eu estou falando besteira?).
Ainda sobre a minha opinião antes do lançamento: Apesar de não ter muita simpatia pela família real, passei a ter mais interesse nos mesmos quando o conceito de inumanos foi inserido em Agentes da Shield. Foi tudo muito bem construído e quando anunciaram que Inumanos não seria mais filme e sim série, pareceu uma estratégia muito sensata. Tudo em casa na ABC.
Entretanto, o primeiro trailer da série foi desanimador com aqueles (d)efeitos visuais! Olha, era pra ser filme mesmo, porque o negócio precisava de grana pesada pra ficar bonito…. Mesmo assim, assisti e te digo: os efeitos visuais até passam comparado ao restante…
A série tenta trazer um teor político e falha (Marvel, desiste disso, pfvr…), porque acaba tomando caminhos diferentes com subtramas de romance, conflitos existenciais, etc… Apesar de tratar de questões familiares, políticas e existenciais; toda carga dramática (que já não era lá grandes coisas) vai por água abaixo com aquele humor padrão Marvel. Que além de mal dosado foi o mais mal aplicado até agora no MCU.
Outro ponto curioso é como a trama perde o rumo com reviravoltas pouco empolgantes e um vilão que apesar de ser achar o pica das galáxias(lua no caso), não tem controle de nada e mais parece uma criança pirracenta. Mas no que se refere a atuação, o problema nem é só dele, porque no geral as outras também foram bem medianas (com raras exceções)…
Não sei dizer se Inumanos é a pior coisa que a Marvel fez a ponto de ser inassistível, mas foi a que menos me agradou até agora. Por algum motivo obscuro, a série me prendeu e eu até gostei um pouco das cenas de ação. Aparentemente não vai ter outra temporada, então torçamos para que a Casa das Ideias pensem em outra forma de salvar o grupo do aparente fiasco que foi essa produção.
Aka Joe. Professor de linguagens místicas na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, profissional de estudos psíquicos na Escola Xavier para Jovens Superdotados, amador na arte de grafar e consorte da Bel. Entusiasta dos bardos, contadores de histórias, sábios, estrategistas, aventureiros, tabernistas e bobos da corte.