“Por séculos o reino africano altamente avançado de Wakanda foi protegido pelo seu nobre rei guerreiro, o Pantera Negra. Agora, o atual soberano, T’Challa, precisa lutar ara proteger seu povo de um novo grupo de invasores que deseja saquear suas terras e os incríveis recursos naturais que lá existem.”
Essa leitura é bem oportuna para quem deseja conhecer um pouco mais do herói africano. O roteiro de Reginald Hudlin chega a ser próximo do estilo da Wakanda retratada no filme, mas é claro que não tanto quanto o quadrinho escrito por Ta-Nehisi Coates, do qual já falei por aqui. Deixando o filme de lado (mesmo que eu tente, não consigo deixar de falar dessa maravilha da sétima arte rs), esse roteiro mantém a questão política, fortíssima em muitos (senão todos) os quadrinhos do rei de Wakanda. As relações sempre conturbadas com líderes de outros países ao tentar proteger o tesouro contido nas terras wakandianas também é representado nessa HQ, fazendo com que T’Challa deixe exalar toda sua independência como líder de um povo, quanto à solicitude e benevolência de outras nações.
Pantera Negra – Quem é o Pantera Negra? é uma HQ com muita ação, cenas fortíssimas e que me deixou surpresa e apreensiva a cada página. Tudo isso por conta do vilão Ulysses Klaw (aquele do braço de arma) e do Rino, com o plano de usufruir (lê-se roubar) dos recursos de Wakanda.
A arte dessa HQ é por conta de John Romita Jr., que é sempre magnífico como seus trações finos que ressaltam bem as expressões faciais dos personagens e a movimentação dos mesmos. A coloração de Dean White também colabora e muito para a ambientação quente de Wakanda. Tudo isso “casa” perfeitamente com a narrativa, com o ar futurista, sem esquecer da raiz cultural.
Ler Pantera Negra – Quem é o Pantera Negra? contribui, e muito, para conhecer e reconhecer a importância do personagem, não somente no mundo dos quadrinhos, mas também como uma grande referência à cultura e às nuances políticas. Leitura recomendadíssima!
“Eu sou Groot” e professora. Adoro assistir filmes e séries; ler livros e HQs e “eu QUERIA fazer isso o dia todo”. Espero ter “vida longa e próspera”…