Assistimos: Steve Cutts

Hoje farei uma resenha um pouco diferente aqui no blog. Ao invés de falar sobre uma obra em específico, vou comentar alguns curtas de animação de um ilustrador e animador chamado Steve Cutts. Conhece? Se não, bora ver o trabalho do cara agora!

Quando comecei a cursar psicologia, assisti uma animação muito interessante onde um homem aparecia fazendo várias barbaridades com o planeta. O detalhe que me chamou a atenção na época é que muito daqueles comportamentos são reproduzidos por nós quase todos os dias e nem nos damos conta. A animação em questão era “MAN“:

Eu gosto muito de observar o comportamento humano na sociedade e confesso que muitas vezes gosto de estar inserido em vários desses movimentos contemporâneos (pois é, não banco o hipócrita de monóculo). Logo, a pegada pessimista que o Steve usa para retratar nossos comportamentos, me chamou muito a atenção. O cara bate pesado no estilo de vida que levamos com a intenção de fazer o espectador refletir e mudar sua postura enquanto ainda há tempo.

Outra animação que bateu pesado em mim foi a “Wake Up Call“, que critica de forma genial a sociedade de consumo. Mesmo eu não sendo fanático pela evolução dos smartphones e tampouco acompanhar o mercado, me vi pensando nesse movimento que fazemos de comprar, mesmo sem precisar:

Porém de todo o trabalho do cara, a animação dele que eu mais curto é a “The Walk Home“, além da mensagem ser forte, a qualidade técnica é uma coisa absurda, na minha opinião. É como se as páginas de um quadrinho ganhassem movimento. Se liga só:

Para finalizar, separei duas animações que dialogam bem com o sentimento que a maioria de nós que já batemos ponto em algum trabalho, sentimos pelo menos uma vez na vida. Assiste aí e reflita, porque eu não quero ficar na bad sozinho, hahaha.

In The Fall“:


Happiness“:


Steve Cutts é um cara super talentoso e que passa uma mensagem incrível sobre como nos portamos na vida em sociedade sem muitas vezes nos dar conta. O trabalho do cara é sensacional e tem muito mais coisas que vocês devem assistir clicando AQUI e AQUI!