Escutar histórias que nunca foram contadas na escola é algo que tem me atraído muito, principalmente quando são ligadas à negritude. E foi no podcast História Preta que eu encontrei a possibilidade de me alimentar das histórias que nos foram ocultadas. A cada episódio, sinto que uma bagagem de conhecimento que adquiro das histórias que o Thiago André conta, através de suas pesquisas e seus convidados, me impulsiona de alguma forma a conhecer a história de meus antepassados. Por isso, resolvi falar um pouco deste podcast, como uma dica. Me acompanhe!
História Preta é um podcast de história com o objetivo de trazer para superfície a memória histórica da população negra no Brasil e no Mundo. Apresentado por Thiago André.
Conheci o podcast História Preta através de uma pesquisa que fiz, como quem não quer nada (mas queria rs), sobre podcasts que falassem sobre a cultura negra. Queria um que me parecesse ainda estar ativo, com postagens recentes. Além de ter postagens recentes, o percebi que o História Preta proporcionava um apanhado histórico da cultura negra diaspórica (quando há um deslocamento forçado de uma população originária de uma área para outras áreas, por preconceito ou perseguições políticas, religiosas ou étnicas) ou não, abordando assuntos, históricos, sociais, religiosos, culturais, com riqueza de detalhes que me fizeram entender e conhecer a imensidão que há na cultura afro.
Mas, principalmente, o História Preta me proporcionou a libertação de alguns preconceitos que eu tinha com a cultura preta, que é tão demonizada, propositalmente, pela sociedade e que é algo que foi passando de geração em geração. Me fez enxergar os tantos erros que cometi no passado, falas racistas (como deve ser dito e assumido), principalmente, a respeito de religiões de matrizes africanas. Tudo de uma forma bem didática, capaz de fazer o ouvinte realmente rever seus pensamentos e posicionamentos a respeito dos aspectos da cultura brasileira e afro-brasileira.
Para se ter uma noção, apesar de eu não curtir muito futebol, os meus episódios preferidos são os da série “O Negro no Futebol”, em que Thiago nos mostra como que o futebol, um esporte que foi trazido para o Brasil pela elite branca, hoje é visto como um lugar onde os pretos se destacam. São tão prazerosos de escutar que te dá vontade de escutar um atrás do outro. E, ao final deles, pensar em escutar a série toda novamente. Ali, consegui entender as características e atitudes das torcidas nos dias atuais, entendendo, por exemplo, por qual motivo o meu (falecido) tio-avô era o único vascaíno da família (em grande parte flamenguista) e com muito orgulho, algo que era difícil demais para uma criança flamenguista aceitar de um tio super querido hahaha.
Além de me fazer compreender um pouco sobre questões da minha própria família, por exemplo, o História Preta é narrado por Thiago André, um cara (dono de uma voz ótima) que cursava História numa federal, mas trancou a faculdade, por ter que mudar de cidade e é filho de uma professora de História, de onde é bem provável que venha essa paixão pela pesquisa e compartilhar esse conhecimento de alguma forma. E, para a nossa sorte, ele escolheu o podcast. O História Preta é um podcast narrativo e quinzenal que recomendo fortemente. Independente se você é uma pessoa preta ou não, vale a pena escutar para aprender e se reeducar a respeito do pedaço da cultural que tentaram apagar ou silenciar.
Ouça agora mesmo no Spotify (este que você vê é o primeiro episódio da minha série favorita):
“Eu sou Groot” e professora. Adoro assistir filmes e séries; ler livros e HQs e “eu QUERIA fazer isso o dia todo”. Espero ter “vida longa e próspera”…