Robert Nesta Marley, o Bob Marley, foi um dos grandes artistas dos anos 70, levando a cultura rasta pelo mundo a fora e, é claro, fazendo um grande sucesso. Na série documental ReMastered – Who Shot The Sheriff? pude ver que o ícone do reggae passou por maus bocados na sua Jamaica: Marley foi uma das vítimas de uma tentativa de assassinato. Como isso aconteceu num período de guerra política, a pergunta que ficou foi: Quem tentou matar Bob Marley? A única coisa que posso te contar é se o documentário responde a pergunta e se a experiência de assisti-lo foi boa… Então, “get up, stand up” e me segue!
Antes disso, vamos à sinopse:
Em 1976, o ícone do reggae Bob Marley sobreviveu a uma tentativa de assassinato em meio a uma guerra política na Jamaica. Mas quem foi o responsável pelo crime?
Bem, basicamente, a história da tentativa de assassinato de Bob Marley gira em torno de um show que ele faria, em prol da paz, diante as inúmeras mortes que aconteciam pelo país. Então, Marley foi sondado por duas lideranças políticas para então apoiar a campanha de uma deles, de forma que esse show fosse usado para tal. Porém, ao se declaram imparcial politicamente, o cantor e compositor foi ameaçado de morte. Numa noite, sua casa foi invadida por homens que atiraram por todos os lados, ferindo seriamente algumas pessoas, como a esposa de Bob, Rita Marley.
Mesmo diante de tal tentativa de assassinato, Bob Marley realizou o show, sem apoio a nenhum dos candidatos a Primeiro Ministro. Após o show, Marley se autoexilou da Jamaica, rumo à Inglaterra. Considerei este um feito muito corajoso. No documentário de 2018, cujo roteiro é de Jeff Zimbalist, com direção de Kief Davidson, me foi apresentado um Bob Marley majestoso, Rei, uma referência grandiosa de resistência ao povo preto e pobre, ensinando-os a questionar o poder e os líderes políticos que lhes eram ofertados como opção.
O documentário, que foi indicado ao Emmy, mostra depoimentos de um dos candidatos a Primeiro Ministro na época, Edward Seaga (que morreu no ano seguinte ao lançamento). Também há relatos de outro grande ícone do reagge, o cantor Jimmy Cliff e da mãe de um de seus filhos, Cindy Breakspeare (mãe do cantor e rapper Damian Marley). Vale ressaltar que nenhum dos seus DOZE filhos participaram do documentário.
ReMastered – Who Shot The Sheriff? mostrou uma história pesada da carreira de Bob Marley, até então desconhecida por mim. O pouco que conhecia de sua carreira, eram de algumas de suas letras falando de paz, amor e resistência, mas foi uma surpresa saber que ele foi protagonista de uma história política tão marcante. Apesar de não dar o devido foco em algumas músicas que poderiam contribuir também para uma visão da grandeza do cantor e compositor, outros grandes poderes de Marley foram muito bem abordados neste documentário, que te recomendo!
“Eu sou Groot” e professora. Adoro assistir filmes e séries; ler livros e HQs e “eu QUERIA fazer isso o dia todo”. Espero ter “vida longa e próspera”…