Assistimos: Liga da Justiça Sombria – A Guerra de Apokolips


Reviewed by:
Rating:
5
On 5 de junho de 2020
Last modified:5 de junho de 2020

Summary:

Tudo começou em 2013. Na casa de um amigo, assisti "Liga da Justiça: Ponto de Ignição" e fiquei impressionado com a qualidade daquela animação. Ali começava a minha relação de amor com "DC Animated Movie Universe". Apesar dos últimos títulos serem um pouco inferiores, essas animações se tornaram uma espécie de referencial para mim. Enfim, agora chegamos ao capítulo final desse universo e cá estou para dizer minhas impressões.

Tudo começou em 2013. Na casa de um amigo, assisti “Liga da Justiça: Ponto de Ignição” e fiquei impressionado com a qualidade daquela animação. Ali começava a minha relação de amor com “DC Animated Movie Universe“. Apesar dos últimos títulos serem um pouco inferiores, essas animações se tornaram uma espécie de referencial para mim. Enfim, agora chegamos ao capítulo final desse universo e cá estou para dizer minhas impressões.

Mas antes da guerra, sinopse:

A Liga da Justiça sempre foi a primeira e última defesa da Terra, mas com a chegada iminente de Darkseid tudo está para mudar. Após a destruição da Terra, o grupo se reúne para derrubar o tirano e salvar os membros remanescentes da equipe.

Como bem diz a sinopse: destruição da Terra. O filme inicia com uma leve contextualizada e já corta para derrota da Liga. Sendo assim, o tom de todo o longa é sombrio. Seja no cenário pós-apocalíptico, nos diálogos e na violência explícita. Prepare-se para ver muitas mortes e sofrer com parte delas. A animação é brutal, meus amigos!

Talvez o responsável por esse tom seja o protagonismo de John Constantine. Sim, meu amigos, o Batman está no filme, mas ele não é o principal desta vez! Constantine faz jus a sua posição na trama ao se mostrar um personagem completo na história em que se insere. Há algumas conveniências? Lógico! Mas nada que deixe o conjunto da obra ruim.

Contudo, o protagonista não é o único personagem que merece destaque. Por ser o encerramento do universo, prepare-se para ver inúmeros heróis e vilões em cena. O mais interessante é que, destes que ganham destaque, suas motivações são as mais distintas: há quem tem esperança, busca vingança, só quer ver o caos, etc… Mesmo com o número considerável de personagens importantes, achei praticamente todos muito bem trabalhados.

Apesar de eu ter considerado o desfecho um tanto previsível, Liga da Justiça Sombria: A Guerra de Apokolips entrega um encerramento memorável para o universo! Sentirei muita falta dessas animações que acompanhei com tanto afinco e já aguardo as próximas produções do estúdio. Meu único lamento é que esse grand finale não tenha recebido uma dublagem à altura das anteriores.