Assistimos: Sonic – O Filme

Review of: Sonic O Filme

Reviewed by:
Rating:
4
On 16 de março de 2020
Last modified:16 de março de 2020

Summary:

Se tem um filme que, assim que divulgaram as primeiras imagens, tornou-se motivo de chacota, foi Sonic - O Filme. O visual do personagem principal não agradou muito os fãs e viu-se uma chuva de memes surgir, antes mesmo de maiores divulgações. Não me lembro bem, mas acredito que, na época (parece muito longe, né rs), fizeram algumas mudanças gráficas drásticas, até chegar ao que o público vê hoje que, convenhamos está bem melhor. Mas será que o filme do ouriço azul mais famoso do mundo é bom? Será que tem que manjar do jogo pra entender o filme? E o Jim Carrey como Robotnik agradou? Me acompanha que eu te conto!

Se tem um filme que, assim que divulgaram as primeiras imagens, tornou-se motivo de chacota, foi Sonic – O Filme. O visual do personagem principal não agradou muito os fãs e viu-se uma chuva de memes surgir, antes mesmo de maiores divulgações. Não me lembro bem, mas acredito que, na época (parece muito longe, né rs), fizeram algumas mudanças gráficas drásticas, até chegar ao que o público vê hoje que, convenhamos está bem melhor. Mas será que o filme do ouriço azul mais famoso do mundo é bom? Será que tem que manjar do jogo pra entender o filme? E o Jim Carrey como Robotnik agradou? Me acompanha que eu te conto!

Mas antes, dá um corridinha aqui e lê essa sinopse rapidão:

O longa segue as aventuras de Sonic enquanto ele tenta se adaptar à nova vida na Terra com seu novo melhor amigo humano, o policial Tom Wachowski (James Marsden). Sonic e Tom unem forças para tentar impedir que o vilão Dr. Robotnik (Jim Carrey) capture Sonic e use seus poderes para dominar a humanidade.

Produzido por Jeff Fowler, o mesmo de Velozes e Furiosos, Sonic – O Filme é muito gostoso de assistir! Não era e ainda não sou, as gostaria de ser muito ligada a jogos de videogame, mas já joguei Sonic algumas vezes. Mesmo assim, logo no início, o filme já me deixou maravilhada com o universo do jogo, perfeitamente, representado na telona. Você deve estar pensando se é nível Disney/Pixar, mas, na minha humilde opinião, a Paramount não ficou tão atrás assim não. O filme é bonito mesmo, bem feito, divertido e sim, dá vontade de torcer por uma próxima fase.

No filme, Sonic torna-se uma espécie de lenda urbana, ao cair na Terra, após se ver obrigado a fugir de seu mundo. Ele sempre observa, de longe, o seu futuro melhor amigo, o policial Tom. Quando se unem, têm o objetivo de impedir a captura de Sonic pelo todo poderoso Robotnik, para que ele não utilize o poder do ouriço em seus experimentos e desejos de dominação mundial.

Particularmente, eu gostei muito das escalações de atores para SonicO James Marsden ficou excelente no papel. Me lembrou muito da atuação dele no filme Encantada, em que ele fez o papel de Príncipe Edward e conversava com animais. Recentemente, após a divulgação de uma arte conceitual antiga, descobriu-se que quem iria interpretar o policial Tom seria o Chris Evans. Mas, sinceramente, ainda bem que não foi assim, porque eu não consigo ver o Evans nesse papel e acho que não me agradaria. Mas melhor, o centro de tudo, o que movimenta o filme é, sem dúvida, Jim Carrey. Olha, me senti criança de novo, porque o cara me fez rir, como eu ria dos filmes dele antigamente. Caretas, danças, bordões, trejeitos… Tudo o que faz me fez e nos fez gostar do Jim Carrey estava ali. “Ah, mas ele é vilão”… É sim e você torce a favor do Sonic e não dele, mas que ele me arrancou as mesmas risadas de uns quinze, vinte anos atrás, ele arrancou!

Quanto aos efeitos especiais, como já foi dito, houve uma treta na produção do filme, após a divulgação da imagem do ouriço, o que não foi muito agradável. E, logo, logo, trataram de agir numa mudança, porque estava feio demais. Não sei se quiseram dar uma “repaginada” no personagem, mas, diante da repercussão negativa, acharam melhor voltar à página anterior, mantendo a arte de Sonic o mais próximo possível do personagem do videogame. E ficou fofo demais, né? Mas apesar disso, alguns drones-robôs do Robotnik estavam meio estranhos… Não que tenham sido muito gritantes e feios, mas dava para olhar e assumir que não estavam muito bons.

Com a excelente atuação de Jim Carrey, num nível cômico sem exageros e o acerto nos efeitos do ouriço azul, Sonic – O Filme agrada pessoas de várias idades, do fã do jogo dos anos 90 à nova geração, independente se conhece o jogo ou não. No título em inglês, o filme tem o mesmo nome do primeiro jogo e grandes referências ao mesmo, o que foi um enorme acerto. Batendo recordes de filmes adaptados de videogame, como Detetive Pikachu, não tem como dizer que Sonic não foi um sucesso!