Primeiras Impressões: Dr. Stone (Season 1)

Se antes eu dizia por aqui que andava afastado dos animes, hoje não posso mais. Nos últimos tempos, foram inúmeros títulos reassistidos e outros que comecei a acompanhar. Nesse meu reencontro, ouvi falar de Dr. Stone e resolvi dar uma atenção, por causa da sua pegada bem “diferentona”. Apesar da primeira temporada já estar concluída, ainda não tive tempo de ver tudo, mas cá estou para falar as minhas primeiras impressões.

Mas antes de virar pedra, vamos conhecer a sinopse:

Milhares de anos após um misterioso fenômeno transformar a humanidade inteira em pedra, desperta um garoto extraordinariamente inteligente e motivado pela ciência – Senku Ishigami. Diante de um mundo de pedra e do colapso generalizado da civilização, Senku decide usar sua mente para reconstruir o mundo. Ao lado de Taiju Oki, seu amigo de infância absurdamente forte, eles começam a reestabelecer a civilização do zero… Representando os dois milhões de anos da história da ciência, desde a Idade da Pedra até os dias atuais, esta aventura científica sem precedentes está prestes a começar!

Essa problemática de toda a humanidade virar pedra e uma mente brilhante ter que recomeçar a civilização, foi o que me motivou a ver o anime. Fiquei intrigado para saber qual seria a explicação para tal fenômeno e como a narrativa se construiria a partir disto. Até onde eu assisti, o mistério segue (e não parece ser uma questão) e a narrativa vai muito bem. Bastante diferente dos shonens, mas muito bem.

Diferente, porque a série sai um pouco dos clichês do gênero. Por exemplo, até o momento eu não vi muitos combates. Eles até acontecem, mas são mínimos, pois o foco da trama é a ciência e o seu funcionamento. Quanto a esse aspecto, eu não sei a fidedignidade das explicações, mas boa parte soa convincente. Entretanto, como é ficção, não espere que tudo seja tão científico assim. Algumas coisas são facilmente percebidas como não-científicas, inclusive.

Mudando de assunto, falarei sobre as personagens. Apesar das mesmas não me cativarem até agora, consigo ver potencial em seus desenvolvimentos. Tirando o humor um tanto forçado, há camadas interessantes em algumas falas. Acredito que aos poucos a coisa vai evoluir. Ainda é cedo para um veredito e estou otimista.

Com uma premissa muito interessante e uma execução diferenciada para o gênero, Dr. Stone foi uma grata surpresa. Certamente seguirei assistindo e não tardarei em terminar. Em breve estarei aqui para falar da temporada como um todo. Se você ainda não viu, anima aí, pra gente conversar sobre depois.